O Resgate da Estrela: Armadilha Gelatinosa

A aventura-tema da Iniciativa TRPG chega na 2ª semana da quinzena! Vários blogs e forumeiros estão postando, e pelo que li das salas do Quaresma e do confronto final, o resultado será muito positivo😀 Confiram o índice completo da aventura aqui.

C2: Este corredor possui uma armadilha de fosso no meio. Este fosso possui 3m de borda e 3m de profundida. O piso falso que cobre o fosso se abre quando pisam sobre ele. As vítimas que estiverem sobre o piso-falso devem ser bem sucedidas em um teste de Reflexos (CD 15), ou cairão no fosso, recebendo 1d6 de dano pela queda (aseria 2d6, mas a queda é amortecida pelo limo no fundo). Detectar a armadilha exige habilidade de classe apropriada (CD 20).

No fundo do fosso, os cultistas mantém um limo esporulador, onde jogam os restos de suas vítimas. Estes limos são considerados perigosos devido seus esporos venenosos, mas os cultistas sabem lidar com a criatura.

Mapa da masmorra.

Limo Esporulador (ND 3)

O limo engolfará imediatamente qualquer um que cair sobre ele, se o fosso se mantiver aberto por dois turnos, o limo cuspirá uma bolha gelatinosa, que atingirá o teto, no turno seguinte, terá germinado estruturas semelhantes a cogumelos (esporângios), que começarão a liberar esporos tóxicos. Após matar as vítimas que estejam no fosso, o limo subirá e tentará se alimentar de qualquer um em seu caminho.

Teste de Conhecimento [Natureza]

CD 10: A criatura é um limo, uma classe de seres amorfos e sem mente, que existem apenas para alimentar-se, muito comuns em cavernas.

CD 15: Mais especificamente é um Limo Esporulador, conhecido por produzir esporos paralisantes.

CD 20: Seu nome científico é Myxomycetes megalaureus, ele só irá produzir esporos se em contato com uma fonte de luz. A criatura é vulnerável ao fogo.

Esporângios

Limo Esporulador: monstro 3, N; ND 3; tamanho Grande, desl. 4,5m; PV 44; CA 5 (-5 Des -1 tamanho +1 nível); corpo-a-corpo: pancada +3 (1d6+5 por esmagamento e 1d4+1 por ácido), agarrar +7; agarrar aprimorado, constrição, percepção às cegas, imunidade a eletricidade, esporângios, limo; Fort +7, Ref -2, Von -4, vulnerabilidade a fogo; For 12, Des 1, Con 18, Int -, Sab 1, Car 1.

Talentos: Vitalidade.

Agarrar Aprimorado: Se o limo acertar um ataque de pancada poderá fazer a manobra agarrar (+7) como uma ação livre. O limo esporulador pode manter agarrada 1 criatura grande, ou 2 criaturas médias, ou 4 pequenas, e assim por diante.

Constrição: No início de cada turno, o limo causa automaticamente seu dano de pancada às vitimas agarradas.

Ácido: O ácido secretado pelo limo não afeta objetos de pedra ou metal.

Esporângios: Uma vez por dia, quando entra em contato com uma fonte luminosa, o limo pode disparar uma bola gosmenta até 9m de distância. No turno seguinte, surgem esporângios no local atingido, que começam a soltar esporos no ar. Todos os que estiverem num raio de 9m devem ser bem sucedidos em um teste de Fortitude (CD 12 + número de turnos em que o alvo está exposto aos esporos) ou ficarão lentas. Se continuarem expostas no turno seguinte, devem fazer um novo teste, ficando paralisadas se falharem. Todos os efeitos são anulados se a vítima ficar 1min longe da área com esporos. O conjunto de esporângios tem CA 5 e 10 PVs, sendo vulneráveis ao fogo.

Limo: Imune a encantamentos, paralisia, atordoamento, sono, veneno e metamorfose. Imune também a acertos críticos.

Este monstro foi inspirado nos myxomicotas, são um filo de protistas, e as criaturas mais parecidas com um limo que a mãe natureza já inventou.

As imagens usadas neste post vieram daqui e daqui. O mapa é de autoria do Quaresma, do blog Montanha dos Monstros.

Sobre Edu Guimarães
Mestra RPG desde os 10 anos e nunca mais parou. Tormenta foi seu 1º cenário de fantasia medieval, e desde então, seu favorito. É nerd, biólogo e Leal e Bom.

8 Responses to O Resgate da Estrela: Armadilha Gelatinosa

  1. Di Benedetto diz:

    Curtia a armadilha. Ser biólogo deve ter suas vantagens, na hora de criar monstros para RPG!

  2. Imagina ter o Edu como professor de Biologia no Ensino Médio? Ia ser foda xD

  3. Di Benedetto diz:

    ” – Fessor! Eu fiz a ficha de um monstro baseado em fitoplanctôn! Ele possui a capacidade fotosintética de produzir rajadas de oxigênio envelhecendo o oponente e corroendo suas armas. Mas em contrapartida ele possui vulnerabilidade ao fogo… fiz o desenho e a ficha dele aqui no meu caderno ó… ”

    “- O QUE?! Quem disse que você podia fazer isso durante a aula?! Deixa eu ver isso aqui muleque.! Ummmmmm. Ótimo, ótimo… mas essa ND está muito alta! Muda isso aí!”

    XDDDDDDDDDDDDDDDDD

  4. Edu Guimarães diz:

    Bom diálogo DB, pena que não posso dar aula em ensino fundamental /médio, optei pelo bacharelado ao invés de licenciatura, só podendo dar aula para curso técnico e superior (eu adoro dar aula, diga-se de passagem, mas tb adoro pesquisa).

    Que bom que consigo aplicar o conhecimento de Vegetais Inferiores em algo útil…😄

    PS: Myxomicotas são protistas, mais próximos de fungos que de plantas, mas eles e os fungos são incluidos em vegetais inferiores por razões históricas…

    • Quote: “PS: Myxomicotas são protistas, mais próximos de fungos que de plantas, mas eles e os fungos são incluidos em vegetais inferiores por razões históricas… ”

      Tá tá, mais isso não muda a XP que eu vou ganhar quando tacar fogo nessas pestes né? Ou muda? x_x”’

      • Edu Guimarães diz:

        Certo, se fosse pokémon ia ser tudo do tipo planta…😦 mas nem todos os limos são vulneráveis a fogo, alguns são até imunes, então tenha cuidado com generalizações!

  5. Daniel Walnut diz:

    Alguem pode mandar o link (se é que existem) das salas 4 e 11? Quero usar esta aventura mas preciso saber oque a cleriga das serpentes disse, e também oque acontece na camara ritual!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: