Bestiário: Cubo Gelatinoso

Apesar daqueles que insistem em levar o hobbie a sério, muitas vezes elevando-o “a uma nobre arte”. D&D e seus derivados (Tormenta incluso) sempre foram uma grande brincadeira. Apenas este fato justifica a criação de dezenas de conceitos e monstros toscos, mas que todos amamos de paixão.

O cubo gelatinoso (invenção de Gary Gygax) é uma destas idéias toscas, porém geniais. Um cubo de gelatina gigante de 2 x 2 quadrados, translúcido e que vive a andar pelos amplos corredores das masmorras  com 2 quadrados de largura, prontos para engolfar aventureiros incautos. E se você derrotá-lo ele terá uma porção de tesouros dentro. Quer algo melhor?

Cubos gelatinosos são limos, um grupo de criaturas amorfas e gosmentas, que vivem apenas para se alimentar da matéria orgânica (viva ou morta), percorrendo masmorras, cavernas e ruínas. Limos não pensam e costumam ser lentos, mas são muito bons em emboscar e engolfar aventureiros incautos.

Possuem ~3m de diâmetro e pesam ~5 toneladas (mas existem espécimes maiores e mais raras). Sua típica forma cúbica deve-se aos corredores das masmorras que vivem a percorrer, mas pode variar de acordo com a forma do corredor.

Eles viajam lentamente pelos corredores subterrâneos, alimentando-se principalmente de matéria morta, mas criaturas eventualmente podem esbarrar com o cubo e serem engolfadas pelo mesmo. Incapazes de digerir matéria inorgânica, esta fica presa e visível dentro do seu corpo tranlúcido.

Com o tempo o cubo vai tornando-se mais denso (a menos que os corredores sejam mais largos permitindo seu crescimento) até que se expande e divide-se em 2 cubos (de ~3m de aresta cada), portanto, não existe “cubinhos”, apesar deles poderem se comprimir em corredores um pouco menores, se desejarem.

Cubo Gelatinoso Típico (ND 3):

Habitando corredores subterrâneos, este cubo de 3m x 3m é o mais facilmente encontrado pelos aventureiros. Em combate os cubos gelationosos atacam forçando seus corpos contra as vítimas, e fazendo brotar pseudópodes para atacá-las e paralisá-las com suas secreções, engolfando a presa em seguida e digerindo-a com seus ácidos.

Cubo Gelatinoso [ND 3]:
Monstro 5, Enorme, Neutro.
Iniciativa -3, Sentidos: Percepção -3, percepção às cegas.
Classe de Armadura: 5 (+2 níveis, -2 tamanho, -5 Des).
Pontos de Vida: 55.
Resistências: Fort +8, Ref -3, Von -3. Resistência a ácido 5
Deslocamento: 3m *cubos gelatinosos podem se deslocar por túneis verticais.
Ataques corpo-a-corpo: pancada +3 (1d6+2 por esmagamento +1d6 por ácido).
Habilidades: For 10, Des 1, Con 19, Int -, Sab 1, Car 1.
Talentos: Fortitude Maior, Vitalidade.
Limo: são imunes a atordoamento, encantamento, paralisia, sono e veneno.
Engolfar: Com uma ação completa o cubo gelatinoso faz uma ação de movimento enquanto tenta engolfar os oponentes à sua frente. Os alvos tem direito a um teste de Reflexos (CD 13) para evitarem serem engolfados, sendo empurrados para o lado ou para trás (à escolha deles). Criaturas engolfadas estão sujeitas a paralisia e ao ácido, além disso estarão imobilizadas e presas dentro do cubo.
Paralisia: Qualquer criatura atingida por um ataque do cubo ou engolfada deve obter sucesso em um teste de Fortitude (CD 16) ou ficará paralisada durante 3d6 rodadas. O cubo pode engolfar automaticamente uma vítima paralisada.
Ácido: O ácido do cubo gelatinoso não afeta metal ou pedra. Criaturas engolfadas recebem 1d6 de dano de ácido por turno.
Translúcido: Cubos gelatinosos são difíceis de se perceber devido a sua transparência. É necessário um teste bem sucedido de Percepção (CD 15) para notar a criatura. Personagens que falhem no teste e caminhem em direção ao cubo serão engolfados automaticamente
Tesouro: padrão (itens de metal ou pedra).

Imagem clássica!

Adaptado do Livro dos Monstros D&D 3.5

A imagens usada no open-post pertence ao artista Phil Corbertt. A imagem interna é propriedade da Wizards of the Coast.

Sobre Edu Guimarães
Mestra RPG desde os 10 anos e nunca mais parou. Tormenta foi seu 1º cenário de fantasia medieval, e desde então, seu favorito. É nerd, biólogo e Leal e Bom.

5 Responses to Bestiário: Cubo Gelatinoso

  1. Sempre gostei desses cubos, apesar de usar formas diferentes, mantenho a idéia central (gelatina e translucido).

    Ótimo desafio se usado da forma correta e no momento certo.

  2. Cara, teu post me deu uma ideia GENIAL. Vou colocar o artefato procurado pelo grupo dentro de um desses inocentes seres. hahaha

  3. Claaaaaaaaaaaaaaaaaasic!

  4. Lucas Scarton diz:

    Coloca o cubo dentro de um buraco! Praticamente uma armadilha viva!

  5. Daniel Figueroa diz:

    Ótima ideia, mas achei que ficou fraco o cubo gelatinoso, poderíamos montar todo o conjuto de limos e finalizando com o cubo gelatinoso que seria o mais forte dos limos… quem sabe com um ND 8 ou 10…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: