Raças: Raças Exemplares [5]

Semana passada estive ausente, mas esta semana volto a ativa com as raças exemplares, deta vez irei abordar raças que apareceram ao longo das revistas Dragão Brasil e Dragon Slayer, as raças da vez são os Elfos Purpure de Ethora, os temidos Finntrolls ou Trolls Nobres que não aparecem a um bom tempo, as Medusas e os Minauros que apareceram nas primeiras edições da Dragon Slayer e também os Trogloditas ou Trogs raça representada no cenário por Tork um dos melhores personagens (em minha opinião, claro xD) da HQ Holy Avenger.

As adaptações dos Purpuris você encontra na Montanha dos Monstros, Trogs na .20, Minauros e Finntrolls na The Eldritch Knight, bem e as pobres medusas não foram adaptadas para TRPG até o momento.Sem mais delongas, espero que gostem.

Raças Exemplares

Na maioria dos RPGs, classes e raças são conceitos distintos, porém com raças exemplares, a linha entre os dois torna-se um só. Exemplares Raciais são o ideal de força e habilidade da raça do personagem. Por sua sintonia com sua herança racial, possuem habilidades que lhe sobressaem sob demais membros de sua raça.

Um exemplar raramente é submetido a treinamentos rigoros, suas habilidades heróicas simplemente manifestam sob a forma de habilidades inatas. Obviamente, um personagem só pode ter níveis de exemplar racial associado com sua raça. Por exemplo, um Humano exemplar não pode adquirir níveis como um Elfo exemplar. Como qualquer classe padrão de Tormenta RPG um exemplar racial não possui nenhum pré-requisito fora pertencer à raça adequada, podendo ser adquirida no 1º nível e ser um personagem multiclasse livremente, tanto com as classes básicas ou classes de prestígio.

Caso o personagem, por algum efeito mágico, como Metamorfose ou Desejo alterar a raça do personagem e já possuir níveis como Exemplar Racial em sua raça original, não poderá adquirir níveis em sua “nova” raça. No entanto, tais mudanças não causam perda de habilidades adquiridas.

Elfo Purpuri Exemplar

Purpuris são originários do mundo de Ethora, amaldiçoados pelo Deus Brazen pelos demais elfos. São guerreiros serenos, os purpuri exemplares destacam o melhor de sua raça, sempre pronto para o combate, seja com o portador de seu coração ou o desafio de Brazen.

O Elfo Purpuri Exemplar:
Nível BBA Habilidades de Classe
+1 Guerreiro Nato, Mestre de Armas +1
+2 Inimigo de Extraplanares, Prontidão Purpuri
+3 Aumento de Habilidade (Des +2), Mestre de Armas +1

Características de Classe:

Pontos de Vida: um Elfo Purpuri Exemplar começa com 20 pontos de vida (+ mod. de Constituição) e ganha 5 PV (+mod. Constituição) por nível seguinte.

Perícias Treinadas: 2 + modificador de Inteligência.

Perícias de Classe: Acrobacia (Des), Atletismo (For), Intimidação (Car), Ofício (Int), Percepção (Sab), Sobrevivência (Sab).

Talentos Adicionais: Usar Armaduras (leves, médias e pesadas), Usar Armas (simples e marciais), Usar Escudos, Fortitude Maior.

Habilidades de Classe:

Guerreiro Nato: Para efeitos de preencher pré-requisitos, seu nível de Elfo Purpuri Exemplar é considerado níveis de guerreiro. Se você já possui níveis de guerreiro, adiciona seus níveis de Elfo Purpuri Exemplar aos níveis desta classe para determinar seu nível efetivo de guerreiro para preencher pré-requisitos.

Por exemplo, um elfo purpuri exemplar 3/guerreiro 5 é considerado um guerreiro de 8° nível para preencher pré-requisitos, o que lhe permitiria adquirir os talentos Especialização em Arma e Foco em Arma Aprimorado.

Mestre de Armas: escolha entre lâminas (adagas, espadas curta e longa) ou lanças(exceto de montaria). Você recebe +1 de bônus no dano com as armas escolhidas. No 3º nível este bônus aumenta para +2.

Inimigo de Extraplanares: No 2º nível, você recebe a habilidade de Ranger Inimigo Predileto (Tormenta RPG Pag. 70) para criaturas do tipo Espirito.

Prontidão Purpuri: No 2º nível, você possui os sentidos ainda mais apurados. Você nunca fica desprevenido e seu bônus racial em Percepção aumenta em +2. Além disso, sua visão no escuro aumenta para 36m.

Aumento de Habilidade: No 3° nível, seu valor de Destreza aumenta em 2 pontos.

Finntroll Exemplar

Os Finntrolls são inteligentes, arrogantes e escravagistas, possuem uma nação subterrânea abaixo de Doherimm. O Finntroll exemplar destaca todas as características da raça, tornando-se conjuradores exímios, dominam trolls para serem seus guarda-costas. São raros os que abandonam sua nação para procurar aventura ou entender as demais sociedades.

O Finntroll Exemplar:
Nível BBA Habilidades de Classe Magias
+0 Dominar Trolls, Visão no Escuro Aprimorada
+1 Regeneração Aprimorada, Tolerância a Luz +1 Nível de Mago
+2 Aumento de Habilidade (Int +2) +1 Nível de Mago

Características de Classe:

Pontos de Vida: um Finntroll Exemplar começa com 16 pontos de vida (+mod. de Constituição) e ganha 4 PV (+mod. Constituição) por nível seguinte.

Perícias Treinadas: 4 + modificador de Inteligência.

Perícias de Classe: Acrobacia (Des), Atletismo (For), Conhecimento (Int), Diplomacia (Car), Identificar Magia (Int), Intimidação (Car), Ofício (Int), Percepção (Sab), Sobrevivência (Sab).

Talentos Adicionais: Usar Armaduras (leves e médias), Usar Armas Simples, Usar Arma Exótica (chicote), Vontade de Ferro.

Habilidades de Classe:

Magias: A partir do 2º nível, você passa a conjurar magias como um mago de nível 1 (Tormentão, pg. 63). No 3º nível, você recebe novas magias e PMs da mesma forma que o mago.
Se você possui níveis de mago, você recebe PM e magias como um mago de 1 nível acima. No 3º nível você recebe PM e magias como um mago de 2 níveis acima

Dominar Trolls: No 1º nível, você recebe o talento Dominar Trolls como um talento adicional.

Visão no Escuro Aprimorada: No 1º nível, sua visão no escuro aumenta para 36m.

Regeneração Aprimorada: No 1º nível, você recebe o talento Regeneração Aprimorada como um talento adicional.

Tolerância à Luz: No 1º nível, você perde a sensibilidade à luz de sua raça.

Aumento de Habilidade: No 3º nível, seu valor de Inteligência aumenta em 2 pontos.

Medusa Exemplar

Medusas são as musas dos anões, são belas mulheres com cabelos repletos de serpentes e possuem a habilidade natural de transformar seus alvos em pedra e hábeis com o arco, são reclusas por natureza e raramente se aventuram. A medusa exemplar se destaca ainda mais com a sua beleza estonteante e invejável, aprimora ainda mais sua habilidade natural de petrificação e possuem os mais belos jardins de estatuas.

A Medusa Exemplar:
Nível BBA Habilidades de Classe Magias
+0 Olhar Petrificante
+1 Veneno Aprimorado, Visão no Escuro Aprimorada +1 Nível de Feiticeiro
+2 Aumento de Habilidade (Car +2). +1 Nível de Feiticeiro

Características de Classe:

Pontos de Vida: uma Medusa Exemplar começa com 16 pontos de vida (+mod. de Constituição) e ganha 4 PV (+mod. Condição) por nível seguinte.

Perícias Treinadas: 4 + mod. Inteligência.

Perícias de Classe: Adestrar Animais (Car), Atletismo (For), Conhecimento (Int), Diplomacia (Car), Enganação (Car), Identificar Magia (Int), Ofício (Int), Percepção (Sab), Sobrevivência (Sab).

Talentos Adicionais: Usar Armaduras (Leves), Usar Armas Simples, Reflexos Rápidos.

Habilidades de Classe:

Magias: A partir do 2º nível, você passa a conjurar magias como um feiticeiro de nível 1 (Tormentão, pg. 56). No 3º nível, você recebe novas magias e PMs da mesma forma que o feiticeiro.
Se você possui níveis de feiticeiro, você recebe PM e magias como um feiticeiro de 1 nível acima. No 3º nível você recebe PM e magias como um feiticeiro de 2 níveis acima.

Olhar Petrificante: Você pode usar seu olhar petrificante três vezes por dia.

Veneno Aprimorado: No 2º nível, você recebe o talento Veneno Aprimorado como um talento adicional.

Visão no Escuro Aprimorada: No 2º nível, sua visão no escuro aumenta para 36m.

Aumento de Habilidade: No 3° nível, seu valor de Carisma aumenta em 2 pontos.

Minauro Exemplar

Minauros Exemplares usam suas características para alcançarem um lugar notável na sociedade, tentando perder a fama de “irmão menores” dos minotauros. Herdam o sangue guerreiro do pai e junto à adaptabilidade humana. Os que conseguem mesclar suas características destacam-se no Império de Tauron ou até mesmo em grupos de aventureiros no Reinado.

Sangue Mestiço: Diferente de ou­tras raças exemplares, o Minauro não possui uma raça exemplar própria. Porem pode adquirir níveis de Classe Exemplar como Humano Exemplar e Minotauro Exemplar, devido sua descendência ambígua.

Troglodita Exemplar

Trogloditas são homens-lagarto criados por Tenebra, são violentos, rancorosos e mau-humorados. O troglodita exemplar normalmente é o líder de sua tribo, ou ainda o guerreiro desgarrado de sua tribo, até mesmo o troglodita exemplar dificilmente é aceito em comunidades humanas, devido à fama da raça de atacar vilarejos atrás de armas metálicas.

O Troglodita Exemplar:
Nível BBA Habilidades de Classe
+1 Arma Natural Aprimorada, Visão no Escuro Aprimorada
+2 Mau-Cheiro Adicional, Pele Camaleônica.
+3 Aumento de Habilidade (Con +2)

Características de Classe:

Pontos de Vida: um Troglodita Exemplar começa com 20 pontos de vida (+ mod. de Constituição) e ganha 5 PV (+mod. Constituição) por nível seguinte.

Perícias Treinadas: 2 + modificador de Inteligência.

Perícias de Classe: Acrobacia (Des), Atletismo (For), Intimidação (Car), Ofício (Int), Percepção (Sab), Sobrevivência (Sab).

Talentos Adicionais: Usar Armaduras (leves e médias), Usar Armas (simples e marciais), Fortitude Maior.

Habilidades de Classe:

Arma Natural Aprimorada: No 1° nível, o dano causado com sua Arma Natural (mordida) aumenta, como se você pertencesse a uma categoria de tamanho superior. Passando de 1d6 para 1d8 com seu ataque natural de chifres.

Visão no Escuro Aprimorada: Sua visão no escuro aumenta para 36m.

Mau-Cheiro Adicional: No 2º nível, você recebe o talento Mau-Cheiro Adicional como um talento adicional.

Pele Camaleônica: No 2º nível, seu bônus racial para testes de Furtividade aumentam em 2.

Aumento de Habilidade: No 3° nível, seu valor de Constituição aumenta em 2 pontos.

Novos Talentos:

Trogloditas podem adquirir o Talento Quatro Braços, apresentado como Talento [Racial] para Nagahs, descrito no post Raças Exemplares [3].

Alma de Pedra [Racial]

Você não pode ser transformado em pedra contra a sua vontade.

Pré-requisitos: Anão ou Nagah.

Benefícios: você é automaticamente bem-sucedido em testes de resistência para evitar qualquer forma de petrificação, como ataques de medusas, basiliscos, cocatrizes e a magia Cane Para Pedra. Um personagem ainda pode falhar voluntariamente nesse teste.

Dádiva de Brazen [Racial]

Após vencer um desafio proposto pelo Senhor das Trevas, você recebe um poder mágico.

Pré-requisitos: elfo purpuri, 3º nível de personagem. Além disso, deve ter vencido um desafio por um enviado de Brazen de ND igual ou maior que o seu.

Benefício: Você recebe uma habilidade similar à magia à sua escolha. Escolha uma magia arcana ou divina de nível igual à metade de seu nível (arredondado pra cima) ou menor. Você pode usar esta magia (como um conjurador do mesmo nível do seu personagem) um número de vezes por dia igual a 1 + Mod. de Int, Sab ou Car(o que for maior), no mínimo 1 vez por dia.

Dominar Trolls [Racial]

Os trolls não apenas evitam atacar o personagem, como também seguem suas ordens.

Pré-requisitos: Finntroll.

Benefícios: o personagem pode tentar fazer com que um troll (de qualquer tipo) o obedeça. Esse efeito é igual a magia Enfeitiçar Monstro, lançada por um conjurador de nível igual ao seu nível de personagem, mas afeta apenas trolls. O Finntroll pode usar esta habilidade uma quantidade de vezes ao dia igual a 2 + seu modificador de Carisma (no mínimo 1 vez por dia).

Especial: este talento pode ser adquirido várias vezes. Cada vez que é adquirido, o personagem pode Dominar Trolls duas vezes extras por dia.

Normal: um Finntroll não pode comandar trolls, embora estes precisem ser bem-sucedidos em um teste de Vontade para ataca-lo.

Escravo[Racial]

A vida como servo tornou você mais disposto a fazer amizades, mas drenou sua determinação.

Pré-requisitos: Elfo purpuri, Elfo ou meio-elfo. Além disso, deve ser escravo ou, no caso dos purpuris, deve ter seu coração na posse de outro.

Benefício: você recebe um bônus de +4 em todas as perícias baseadas em Carisma, mas recebe um redutor de -2 em testes de Vontade.

Herdeiro Anão [Racial]

Você possui algum traço em comum com os anões.

Pré-requisitos: Troglodita.

Benefícios: você é considerado um anão para efeitos de pré-requisitos, possui a estatura e deslocamento básico (6m, mesmo com armadura) de um anão. Você tem também um dos seguintes traços raciais de anões a sua escolha.

  • +2 Constituição, – 2 Destreza.
  • +4 em testes de resistência contra venenos e magias
  • Classe de Armadura +4 contra adversários de tamanho Grande ou maior.
  • +2 em testes de perícias para assuntos relacionados à pedra e metal, apenas para perícias com Inteligência ou Sabedoria como habilidade-chave.

Especial: Este talento pode ser adquirido apenas no 1º nível.

Mau-Cheiro Adicional [Racial]

Você pode exalar seu mau-cheiro de trog mais vezes por dia.

Pré-requisitos: Troglodita, Bonus Base de Ataque +2.

Benefícios: cada vez que é adquirido, este talento permite a um trog usar seu mau-cheiro uma vez extra por dia.

Especial: este talento pode ser adquirido várias vezes. Seus benefícios acumulam.

Normal: um trog pode usar o mau-cheiro apenas uma vez por dia.

Olhar Petrificante Adicional [Racial]

Você pode utilizar seu olhar petrificante mais vezes

Pré-requisitos: Medusa, Bonus Base de Ataque +2.

Benefícios: cada vez que é adquirido, este talento permite a uma medusa usar seu olhar petrificante duas vezes extras por dia.

Especial: este talento pode ser adquirido várias vezes. Seus benefícios acumulam.

Normal: uma medusa pode usar o olhar petrificante apenas uma vez por dia.

Regeneração Aprimorada [Racial]

Você regenera mais rápido.

Pré-requisitos: Cons 13+, qualidade especial Regeneração.

Benefícios: você recupera +2 pontos de dano de esmagamento por rodada. Você também pode recolocar um membro decepado pressionando-o contra o ferimento, como um troll verdadeiro.

Especial: este talento pode ser adquirido várias vezes. Seus benefícios acumulam.

Resistência Alternativa [Racial]

Você ignora um tipo de dano diferente do normal.

Pré-requisitos: qualidade especial Regeneração.

Benefícios: escolha um tipo de dano (frio, eletricidade, sônico, sagrado, profano, ordeiro ou caótico), exceto fogo ou ácido. Substitua “fogo” ou “ácido” pelo dano escolhido para determinar quais tipos de dano ignoram sua Regeneração (causando dano normal).

Normal: trolls e Finntrolls sofrem dano normal por fogo e ácido.

Veneno Aprimorado [Racial]

Seu veneno é mais poderoso

Pré-requisitos: Medusa Cons 13+

Benefícios: o dano do veneno de suas serpentes aumenta para 1d6 For inicial, 2d6 For secundário.

Normal: o dano do veneno de uma medusa é 1d4 For inicial, 2d4 For secundário.

A imagem do Elfo Purpuri pertence à Erica Horita, a imagem da Medusa pertence à Paizo Publishing, a imagem do Open Pôster e as demais imagens restantes pertencem a Jambô Editora.

—————————————————————————————————————————-

Posts relacionados:

Sobre Renan "Slay" Cação
Monge descendente de Dragões Tamurianos e Youkais, jogador de RPG a quase 10 anos, fã de Tormenta, mestre Pokémon, Nerd assumido, sonha em ser o Rei dos Piratas nas horas vagas.

4 Responses to Raças: Raças Exemplares [5]

  1. “Mestre de Armas: escolha entre lâminas (florete e espadas curta e longa) ou (exceto de montaria).”

    Faltou o Lanças, antes do último parênteses. Além do mais, era pra ser Adagas no lugar de floretes.

    E eu adaptei(leia “copiei da DS e mudei um verbo ou dois”) o Dádiva de Brazen e o Escravo primeiro! =P
    Acho que faltou pelo menos um link pra meu post da mecânica da raça em si. A não ser que você use uma versão diferente? õ.o

    Cyaz

    Ps.: Vá reclamar sua sala da aventura da iniciativa logo! =P

    • Renan "Slay" Cação diz:

      Eu usei a sua adaptação e a DS 22 como base, eu ia linkar todas as adaptações das raças para TRPG, mas ai abei esquecendo >.>

      Ja ja eu arrumo isso e vou ver o esquema da aventura :p

      Valeu Quaresma o/

    • Renan "Slay" Cação diz:

      Eu ja havia visto o post do Necromancer no Forum da Jambô, porem ele ja estava no meu projeto a um bom tempo, e por exemplo Resistencia a Magia não existe mais em TRPG. E bem com duas versões caso algum jogador de Finntroll tem duas opções xD

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: