Classe de Prestígio: Trapaceiro Místico

Mais um domingo com classe de prestígio adaptada do velho Livro do Mestre 3.5. E a bola da vez é o Trapaceiro Arcano. Entretanto, devido a existência de clérigos de Hynnin, achei legal expandir o conceito da CdP para ladinos conjuradores divinos também, surgindo assim o Trapaceiro Místico.

O trapaceiro místico combina suas habilidades mágicas com seu talento para furto, intrigas e ladinagens. Em sua seleção de magias, eles escolhem aquelas que favoreçam sua mobilidade e furtividade, além de contra-magias para lidar com armadilhas e proteções mágicas,  desta forma, poucos lugares estão a salvo da ação destes gatunos.

De fato, dizem que alguns dos maiores ladrões de Arton podem ser trapaceiros místicos, como o Camaleão (assassino de elfos e ladrão da espada Rumman, roubando-a bem debaixo das barbas dos anões de Doherimm). O próprio avatar de Hynnin, deus dos ladrões, é conhecido por demonstrar habilidades desta classe.

Esta carreira é uma escolha usual entre ladinos que também sejam magos, feiticeiros ou bardos. Clérigos de Hynnin também tornam-se bons trapaceiros místicos, mas antes precisam dedicar-se a aprender a magia básica da carreira (Mãos Mágicas), que normalmente é de natureza arcana (adquirindo talentos como Estudioso Arcano [Tormentão, pg.109], ou Preces de Hynnin [veja no fim deste post]).

O Trapaceiro Místico.
Nível BBA Habilidade de Clase Magias
+0 Mãos de Vento +1 nível
+1 Ataque Furtivo +1d6 +1 nível
+1 Feitiço Furtivo (Silencioso) +1 nível
+2 Ataque Furtivo +2d6 +1 nível
+2 Mãos de Vento Ampliada +1 nível
+3 Ataque Furtivo +3d6 +1 nível
+3 Feitiço Furtivo (Sem Gestos) +1 nível
+4 Ataque Furtivo +4d6 +1 nível
+4 Feitiço Furtivo (Ataque Furtivo) +1 nível
10º +5 Ataque Furtivo +5d6 +1 nível

Trapaceiro sulfure usando suas Mãos de Vento.

Pré-requisitos:

Tendência: Qualquer não Leal.

Perícias: Treinado em Conhecimento [Arcano] e Ladinagem (8 graduações cada).

Magias: Capacidade de conjurar a magia Mãos Mágicas, e magias (arcanas ou divinas) de 2º nível.

Especial: Ataque Furtivo +3d6.

Características de Classe:

Pontos de Vida: 3 (+ modificador de Constituição) /nível.

Habilidades de Classe:

Magias: A cada nível, você ganha novas magias, níveis de magia e PM como se tivesse subido um nível na sua classe conjuradora.  Se possuir duas ou mais classes conjuradoras de magia, deve escolher uma. Esta escolha não pode ser mudada nos próximos níveis.

Por exemplo, um Ladino 5/ Mago 3 / Trapaceiro Místico 1, recebe no 2º nível de trapaceiro místico, 2 novas magias, +3 PM, e pode lançar magias de nível 3 como se tivesse subido para 5º nível de mago.

Mãos de Vento: Você é capaz de usar a perícia Ladinagem à distância, através da magia Mãos Mágicas (Tormentão, pg.182). O alcance da magia é de 9m. A conjuração de Mãos Mágicas se dá como parte da ação da perícia.

Ataque Furtivo: a partir do 2º nível, quando atinge um alvo desprevinido ou flanqueado com um ataque corpo-a-corpo (ou à distância até 9m), você causa +1d6 pontos de dano adicional. Uma criatura imune a acertos críticos também é imune a ataques furtivos.

No 4º nível e a dois níveis seguintes, o dano aumenta em +1d6. Este dano adicional é cumulativo com a habilidade ataque furtivo de outras classes.

Feitiço Furtivo: A partir do 3º nível, você aprende a lançar magias de forma sorrateira. Voce é capaz de lançar magias sem o componente verbal de forma semelhante ao talento Magia Silenciosa, mas sem custo em PM ou necessidade de preparar o efeito metamágico com antecedência (você adiciona o efeito no momento de conjuração com uma ação livre, como um feiticeiro ou bardo).

Você pode utilizar esta habilidade um número de vezes por dia igual a 1 + metade do seu nível de trapaceiro arcano.

No 7º nível, além de silenciosas, você pode lançar magias sem componentes gestuais (como no talento Magia Sem Gestos) de forma semelhante. Adicionar este efeito custa 1 uso diário de Feitiço Furtivo.

No 9º nível, você passa a pode adicionar o bônus de dano por ataque furtivo à magias de dano. Você deve cumprir os requisitos para realizar um ataque furtivo normalmente e gastar 1 uso diário de Feitiço Furtivo.

Você pode combinar estes efeitos numa mesma magia, mas deve pagar 1 utilização diária da habilidade para cada efeito. (Por exemplo, você poderia realizar um ataque furtivo com uma magia silenciosa e sem gestos, gastando 3 usos de Feitiço Furtivo).

Mãos de Vento Ampliada: A partir do 5º nível, o alcance da magia Mãos Mágicas aumenta para 18m.

Nota: Classes de prestígio (CdPs) são classes mais especializadas, que oferecem mais poder em troca de menos versatilidade. Personagens podem adquirir níveis em CdPs utilziando as regras de Muliclasse (Tormenta RPG, pg.25). Entretanto, para adquirir níveis em CdPs, é necessário que seu personagem atenda aos pré-requisitos exigidos. Diferente das classes básicas, CdPs não possuem listas de perícias e talentos iniciais. Assim, não se recebe um talento ou uma perícia no 1º nível de uma CdP. Este é um dos preços a se pagar pelas habilidades mais poderosas destas classes.

Novo Talento:

Preces de Hynnin (Poder Concedido)

Pré-requisitos: Devoto de Hynnin.

Benefício: escolha um dos seguintes truques (magia arcana de nível 0): Abrir /fechar, Mãos mágicas, Prestidigitação ou Som fantasma. Você pode conjurar este truque sem limitações diárias ou custo em PM. Este truque é considerado uma prece (magia divina de nível 0).

Você pode adquirir este talento várias vezes, a cada compra escolhendo um novo truque.

Especial: Você também pode aprender os demais truques citados acima como aprenderia uma prece ou outra magia divina. (Por exemplo, um clérigo poderia escolher estes truques como parte das 4 magias divinas de nível 0 que ele aprende no 1º nível, ou como uma magia de qualquer nível acima que ele possa aprender).

As imagens usadas neste post são propriedades da Paizo e do artista Joan I. Guardiet.

————————————————————————————————————————

Outras CdPs adaptadas do Livro do Meste 3.5

Sobre Edu Guimarães
Mestra RPG desde os 10 anos e nunca mais parou. Tormenta foi seu 1º cenário de fantasia medieval, e desde então, seu favorito. É nerd, biólogo e Leal e Bom.

4 Responses to Classe de Prestígio: Trapaceiro Místico

  1. Naice stuff again, Edu.
    Pena que a habilidade Feitiço Furtivo terminou sendo um “ultimate” da CDP, já que usando o menor modificador entre INT e CAR, vão ser poucas utilizações diárias.
    Cyaz

    • Edu Guimarães diz:

      O objetivo desta mecânica era o mesmo do “Canalizar Energia” dos clérigos: usar uma habilidade secundária para impedir o grande número de utilizações diárias. Ainda assim a maioria dos ladinos irá possuir seu segundo melhor valor em uma destas habilidades.

      Talvez seja melhor colocar o nº de usos diários = 1/2 do nível na CdP, o que acha?

  2. Fernando Brauner diz:

    Pois é mas eu colocaria 1+1/2 do nivel da classe. Assim vc podera fazer isso de 1 a 6 vezes por dia. Mais do que o suficiente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: