Raças: Nezumi (povo-rato)

Esta semana começou o novo tema da Iniciativa Tormenta RPG, que é “Raças, Modelos e Linhagens” (muita coisa, não?). Fica aqui minha primeira contribuição, na verdade uma raça que ia ser postada no tema de Nova Tamu-ra (mas não deu tempo). Conheçam os homens-rato nezumi. Em Tormenta, esta raça é citada na descrição do plano divino de Lin Wu (Sora). Para fazê-la usei alguma coisa do Oriental Adventures, mas a adaptação foi bem livre.

Nezumi (também conhecidos como ratlings, homens-rato ou povo-rato) são uma raça humanóide que se assemelha a ratos. Outrora comuns em Tamu-ra, hoje eles habitam os esgotos das metrópoles e os pântanos de Arton, mantendo-se reclusos e sobrevivendo como podem.

Aparência: Nezumi são humanóides pequenos semelhantes a ratos. Possuem dentes roedores poderosos, olhos brilhantes e uma longa cauda. Possuem uma pelagem curta e de cores variadas (podendo ser malhada ou não): sendo os tons de cinza mais comuns (embora possam ser brancos, negros ou castanhos). São bípedes, mas costumam correr sobre quatro patas.Vestem roupas tradicionais tamurianas, embora normalmente estejam aos trapos.

Personalidade: São um povo resistente e tenaz, capaz de se adaptar e sobreviver as mais adversas situações. Os homens-ratos eram conhecidos pelos tamurianos por serem pouco civilizados e possuirem um pensamento simplório. Eles não se preocupam com grandes planos, objetivos ou honra, sua meta é chegar vivo amanhã, de preferência com seus familiares vivos também. Isso não quer dizer que não possam se planejar e ver mais à frente, mas que costumam dar prioridade as questões práticas e imediatistas.

Brasão Nezumi

Sociedade: Nezumi se dividem em unidades familiares chamadas “ninhadas”. Cada ninhada é formada por um casal mais velho, seus filhos, netos e bisnetos, além dos companheiros destes.

Os machos ao atingirem a maioridade costumam a disputar a mão das irmãs com os demais irmãos e machos errantes, geralmente através de provas de valor (como coletar maior quantidade de alimento para a ninhada). Os que não conseguem uma parceira são então expulsos da ninhada, e passam a ser machos errantes, procurando conquistar fêmeas de outras ninhadas. É normal que machos recém-adultos percam a disputa para machos errantes mais velhos e maiores, de forma que quase todos os machos adultos da ninhada são provenientes de outro lugar.

Quando uma ninhada fica grande demais (o tamanho máximo varia dependendo dos recursos da região), ela se divide em duas, a nova ninhada, liderada pelo segundo casal mais velho e seus descendentes, parte então em busca de novos lugares para se estabelecerem

Nos pântanos da antiga Tamu-ra a população de nezumi era controlada pelos perigos da região (onis, monstros, espíritos malignos, etc). Este controle não ocorre bem hoje em dia, nos esgotos das cidades do Reinado, de forma que os nezumi vem multiplicando-se e espalhando-se por Arton.

História: Os nezumi sempre viveram na ilha de Tamu-ra, embora seja possível que também existam nas ilhas mais ao norte. Eram um povo recluso e nômade que habitava os tenebrosos pântanos da ilha, onde sobreviviam enfrentando diversos monstros e espíritos do pântano. Por causa disso, sempre foram considerados um povo forte pelos tamuranianos, apesar serem reclusos e por vezes traiçoeiros. Alguns clãs de samurai nclusive mantinham aliança com uma ninhada vizinha, pagando para que os nezumi mantivessem os perigos do pântano sob controle. E  até  existem relatos de honrados samurais e monges nezumi.

Quando a Tormenta se abateu sobre Tamu-ra, esta raça quase foi extinta, mas um único casal sobreviveu. Estes haviam sido banidos de sua ninhada e estavam habitando os esgotos da capital, tendo sido teletransportados para Valkária junto com Nitamu-ra. Uma vez em Valkária, o casal (conhecidos como Otto’Qik e Ma’snig) estabeleceu uma ninhada nos esgotos da cidade, multiplicando-se rapidamente. Hoje, após duas décadas, já existem ninhadas nos esgotos de outras cidades e pântanos de Deheon e reinos vizinhos, e há relatos de que uma ninhada já teria se estabelecido até na cidade de Tiberius, capital do Império de Tauron.

Estes nezumi artonianos vivem basicamente de restos, e às vezes de roubos, mas de forma geral são reclusos, evitando atenção para si (de fato, autoridades de várias cidades desconhecem que há nezumi em suas cidades). Um problema que as ninhadas vem enfrentando nos últimos tempos são o grande número de filhotes que nascem mortos, ou com deformações e doenças congênitas.  Isto se deve aos cruzamentos consangüíneos, já que todos são descendentes de um único casal, mas os nezumi não sabem disso e acreditam tratar-se de uma maldição ou feitiçaria dos humanos, o que vem gerando ódio entre os mais jovens.

Religião: Em Tamu-ra os nezumi costumavam venerar divindades (kami) dos pântanos e ao Grande Espírito da Natureza (Narushizen, Allihanna), os mais obscuros costumavam a adorar Yume-no-Hime (Tenebra), a princesa dos sonhos e protetora das criaturas da escuridão.

Atualmente, em Arton, os nezumi passaram a venerar diversos deuses, variando de acordo com a ninhada. Hynnin, Tenebra (o aspecto ocidental), Lena e Leen são bastantem populares entre as ninhadas urbanas, enquanto os pantaneiros preferem Megalokk ou Alihanna (aspecto ocidental).

Nezumi xamã

Tendência: Nezumi não costumam a ligar para regras ou valores abstratos ou honra. Honra não enche barriga ou garante o dia seguinte para você e sua família! Caótico e neutro é a tendência mais comum entre eles.

Idioma e Nomes: Nezumi possuem um idioma próprio, muito similar aos guinchos de roedores, com batidas de dentes e sons de mastigação entre os fonemas, além disso, muitos vêem aprendendo o comum, e apenas os que habitam Valkária se preocupam em aprender o tamuraniano.

O nomes nezumi comumente possuem “ch”, “k”, “r”, “ik”, “ek”, “qü”, “nh”, semelhante a ginchos, sendo divididos em duas partes separadas por apóstrofe. Alguns exemplos: Tcho’Gong, Nek’Ni, Han-Tshu, Tch’tch, Chuk’Han, Roro’Zich.

Aventuras: A maioria dos nezumi dá prioridade a manutenção e proteção da ninhada, mantendo-se isolados do resto do mundo. No entanto, alguns acabam por se aventurar movidos pela curiosidade, principalmente machos errantes. Ladino e ranger são as carreiras mais comuns entre eles. As ninhadas de Valkária ainda mantém velhas tradições. Otto’Qik (o grande pai) é um grande mestre nas artes marciais nezumi, e passou seu conhecimento àqueles com disciplina para recebê-lo. Xamãs e druidas são também comuns, embora costumem a se devotarem as ninhadas.

Traços Raciais dos Nezumi:

  • +4 Constituição, +2 Destreza, -2 Carisma. Nezumi são extremamente resistentes e ágeis, mas também rudes.
  • Tamanho Pequeno. Nezumi recebem CA +1, +1 nas jogadas de ataque e +4 em testes de Furtividade, mas precisam usar armas menores.
  • Deslocamento 9m. Apesar de pequenos, nezumi são rápidos. Quando movem-se com as quatro patas seu deslocamento aumenta para 12m.
  • Visão na Penumbra: Ignora camuflagem (mas não camuflagem total) por escuridão. Nezumi podem ver duas vezes mais longe que os humanos em condições de pouca iluminação, como luz das estrelas e tochas.
  • Para nezumi a perícia Atletismo é baseada em Destreza, não em Força.
  • Nezumi possuem um ataque natural com os grandes dentes incisivos (1d4, crítico x2, perfuração). Um nezumi pode realizar um ataque adicional por rodada com a mordida, mas provoca penalidade de -4 em todos os ataques (incluindo este).
  • Faro:  Nezumi recebem +4 em testes de Sobrevivência para rastrear usando o faro, e também detectam automaticamente a presença de criaturas a até 9m.

Guerreiro Nezumi

Novos Talentos:

Os talentos Ratazanas de Estimação, Ratazanas de Estimação Aprimorado, Peste dos Ratos e Ratazanas de Elite, descritos no post de Talentos Raciais para Goblins, também contam como talentos raciais para Nezumi.

Cauda chicote [Racial]

Você usa sua longa e robusta cauda como um chicote, pdoendo derrubar inimigos.

Pré-requisito: Nezumi ou outra raça com cauda espessa (como trogs).

Benefício: Você recebe um ataque natural com a cauda (1d4, crítico x2, esmagamento). Um ataque com a cauda recebe +4 de bônus para derrubar. Você pode realizar um ataque adicional por rodada com a cauda e mordida, mas provoca penalidade de -4 em todos os ataques (incluindo este).

Contra-ataque caudal [Combate]

Você responde aos golpes dos inimigos com um ataque com a cauda.

Pré-requisito: Cauda chicote, BBA +4.

Benefício: Quando um inimigo errar um ataque corpo-a-corpo, você pode contra-atacar com a cauda (usando a manobra derrubar, inclusive), com penalidade de -2 na jogada de ataque. Esta é uma reação, e só pode ser usada uma vez por rodada.

Vetor da Peste [Racial]

Sua mordida pode transmitir doenças.

Pré-requisito: Nezumi, Fortitude +8.

Benefício: Seus ataques de mordida tem 50% de chances de contágio da Febre do Esgoto (Tormentão, pg.226).

Nezumi Taijutsu [Racial]

Você foi treinado nas artes marciais dos nezumi.

Pré-requisito: Nezumi, Ataque desarmado aprimorado.

Benefício: Escolha um dos seguintes benefícios:

  • Golpes do rato: Seus ataques desarmados e armas naturais: mordida e cauda (se tiver o talento Cauda Chicote), tem seu dano ampliado em uma categoria de tamanho (ataques desarmados: 1d4, mordida e cauda: 1d6). Caso você possua níveis de monge, o seu dano desarmado não aumenta.
  • Astúcia do rato: Quando não estiver vestindo nenhuma armadura, você adiciona seu modificador de Inteligência na CA.
  • Armas nezumi: Para você, correntes, corrente com cravos, tonfas e kusari-gama são armas simples (veja o post Arsenal Tamuriano para tonfas e kusari-gama, e o post Shinobi para corrente, a corrente com cravos está no Tormentão, pg. 132/133). Além disso, seus ataques com bordão são considerados uma categoria de tamanho maior.

Especial: Você pode comprar este talento diversas vezes, escolhendo um novo benefício a cada compra.

A imagem de abertura pertence ao artista Ninja-Turtles, as imagens internas usadas neste post são propriedade da Wizards of the Coast e Alderac Entertainment Group

—————————————————————————————————————————-

Posts relacionados:

Sobre Edu Guimarães
Mestra RPG desde os 10 anos e nunca mais parou. Tormenta foi seu 1º cenário de fantasia medieval, e desde então, seu favorito. É nerd, biólogo e Leal e Bom.

4 Responses to Raças: Nezumi (povo-rato)

  1. Renan "Slay" Cação diz:

    Mestre Splinter tem todos os Talentos de Nezumi Taijutsu /o/

    Muito bom Edu, agora os Goblins tem novos rivais pelo domínio da imundície de Valkaria.

  2. Fiquei com uma dúvida: um monge nezumi com o talento Nezumi Taijutsu: Golpes do Rato, também aumenta seu dano desarmado especial de monge?

    Naice stuff, by the way.
    O Splinter me deu uma nostalgia e me lembrou de quando eu era muleque, tinha uma prancha do Michellangelo e sempre levava ela pra praia, apesar da desaprovação da minha avó xD

    Cyaz

    • Edu Guimarães diz:

      Boa pergunta Quaresma, não tinha pensado nisso. Obrigado pelo toque.

      A resposta é não (já alterei a descrição), mas se você deseja aumentar o dano dos punhos de seu monge, há outro talento: o Ataque Desarmado Superior, do post dos Vanara.

  3. seo plugin diz:

    Hello Web Admin, I noticed that your On-Page SEO is is missing a few factors, for one you do not use all three H tags in your post, also I notice that you are not using bold or italics properly in your SEO optimization. On-Page SEO means more now than ever since the new Google update: Panda. No longer are backlinks and simply pinging or sending out a RSS feed the key to getting Google PageRank or Alexa Rankings, You now NEED On-Page SEO. So what is good On-Page SEO?First your keyword must appear in the title.Then it must appear in the URL.You have to optimize your keyword and make sure that it has a nice keyword density of 3-5% in your article with relevant LSI (Latent Semantic Indexing). Then you should spread all H1,H2,H3 tags in your article.Your Keyword should appear in your first paragraph and in the last sentence of the page. You should have relevant usage of Bold and italics of your keyword.There should be one internal link to a page on your blog and you should have one image with an alt tag that has your keyword….wait there’s even more Now what if i told you there was a simple WordPress plugin that does all the On-Page SEO, and automatically for you? That’s right AUTOMATICALLY, just watch this 4minute video for more information at. Seo Plugin

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: