Raças: Raças Exemplares

Semana passada estava com bloqueio mental e não consegui escrever nada, mas indo direto ao ponto. Bem começamos mais uma quinzena da Iniciativa TRPG e o tema da vez é Raças, Modelos e Linhagens, tema abrangente e espero não sofrer mais estes bloqueios mentais e deixar todo o trampo pro Edu.

A ideia dest post surgiu, quando eu estava folheando a Dragon Slayer 12 (a que tem a ficha do Mestre Arsenal) e na ficha do mesmo percebi algo que poderia adaptar para o tema desta quinzena, eram as raças exemplares (ou campeões raciais) a qual Mestre Arsenal possuía níveis. Então fui atrás do Unearthed Arcana para começar minha adaptação. O Edu me ajudou e muito com a revisão (Valeu Edu o/), espero que gostem.

Raças Exemplares

Na maioria dos RPGs, classes e raças são conceitos distintos, porém com raças exemplares, a linha entre os dois torna-se um só. Exemplares Raciais são o ideal de força e habilidade da raça do personagem. Por sua sintonia com sua herança racial, possuem habilidades que lhe sobressaem sob demais membros de sua raça.

Um exemplar raramente é submetido a treinamentos rigoros, suas habilidades heróicas simplemente manifestam sob a forma de habilidades inatas. Obviamente, um personagem só pode ter níveis de exemplar racial associado com sua raça. Por exemplo, um Humano exemplar não pode adquirir níveis como um Elfo exemplar. Como qualquer classe padrão de Tormenta RPG um exemplar racial não possui nenhum pré-requisito fora pertencer à raça adequada, podendo ser adquirida no 1º nível e ser um personagem multiclasse livremente, tanto com as classes básicas ou classes de prestígio.

Caso o personagem, por algum efeito mágico, como Metamorfose ou Desejo alterar a raça do personagem e já possuir níveis como Exemplar Racial em sua raça original, não poderá adquirir níveis em sua “nova” raça. No entanto, tais mudanças não causam perda de habilidades adquiridas.

Anão Exemplar

Conhecidos por sua maestria militar, resistencia física, conhecimento sobre forja e mineração, e claro, a exímia habilidade de beber cerveja. Anões exemplares são a personificação de todas essas características, possuem um conhecimento  intuitivo sobre minérios, são mais resistentes, e grandes mestres nos ofícios anões. São também guerreiros destemidos e poderosos, assumindo a liderança tanto nas batalhas quanto em compromissos diplomáticos.

O Anão Exemplar:
Nível BBA Habilidades de Classe
+1 Ligação com minérios, Como uma rocha, Mestre de armas +1
+2 Visão no escuro aprimorada, Resiliência exemplar
+3 Aumento de habilidade (Con +2), Mestre de armas +2

Características de Classe:

Pontos de Vida: um anão exemplar começa com 20 pontos de vida (+ mod. de Constituição) e ganha 5 PV (+mod. Constituição) por nível seguinte.

Perícias Treinadas: 2 + modificador de Inteligência.

Perícias de Classe: Atletismo (For), Conhecimento (Int), Diplomacia (Car), Intimidação (Car), Ofício (Int), Percepção (Sab), Sobrevivência (Sab).

Talentos Adicionais: Usar Armaduras (leves, médias e pesadas), Usar Armas (simples e marciais), Usar Escudos, Fortitude Maior.

Habilidades de Classe:

Ligação com Minérios: Seu bônus racial para testes de perícias para assuntos relacionadas a pedra e metal aumenta em +2, apenas para perícias com Inteligência ou Sabedoria como habilidade-chave. Além disso, você pode intuir para onde o norte fica em relação a você (como se fosse treinado em Sobrevivência) sempre que estiver no subterrâneo.

Como uma Rocha: É muito difícil mover um anão contra sua vontade. Você recebe +4 em testes de manobra resistidos contra atropelar, derrubar e empurrar.

Mestre de Armas: Você recebe +1 de bônus racial no dano com todos os tipos de machados e martelos. No 3º nível este bônus aumenta para +2.

Visão no Escuro Aprimorada: No 2º nível, sua visão no escuro aumenta para 36m.

Resiliência Exemplar: Apartir do 2º nível, seu bônus racial em testes de resistência contra venenos e magia aumenta em +2.

Aumento de Habilidade: No 3º nível, seu valor de Constituição aumenta em 2 pontos.

Elfo Exemplar

Utilizando tanto magia quanto espadas, elfos percorrem o mundo em um ritmo diferente das raças de vida curta. Acumulam no decorrer das décadas uma quantidade impressionante de obras artísticas e se aperfeiçoam nos ofícios, das artes e da magia. Porém a arrogância dos mesmos levou a queda de sua nação na guerra contra os globinóides, perdendo quase tudo que haviam criado.

Com sua expectativa de vida longa e muitos talentos, os elfos destacam-se em diversas áreas e classes, mas poucos indivíduos utilizam o grau elevado do poder natural dos elfos.

O Elfo Exemplar:
Nível BBA Habilidades de Classe Magias
+0 Prontidão élfica, Resistência élfica exemplar
+1 Mestre de Armas +1 Nível de Mago
+2 Aumento de habilidade (Int +2) +1 Nível de Mago

Características de Classe:

Pontos de Vida: um Elfo Exemplar começa com 12 pontos de vida (+mod. de Constituição) e ganha 3 PV (+mod. Constituição) por nível seguinte.

Perícias Treinadas: 4 + modificador de Inteligência.

Perícias de Classe: Acrobacia (Des), Atletismo (For), Atuação (Car), Conhecimento (Int), Diplomacia (Car), Furtividade (Des), Identificar Magia (Int), Iniciativa (Des), Ofício (Int), Percepção (Sab), Sobrevivência (Sab).

Talentos Adicionais: Usar Armaduras Leves, Usar Armas (simples e marciais), Reflexos Rápidos.

Habilidades de Classe:

Magias: A partir do 2º nível, você passa a conjurar magias como um mago de nível 1 (Tormentão, pg. 63). No 3º nível, você recebe novas magias e PMs da mesma forma que o mago.
Se você possui níveis de mago, você recebe PM e magias como um mago de 1 nível acima. No 3º nível você recebe PM e magias como um mago de 2 níveis acima

Prontidão Élfica: Um Elfo Exemplar possui os sentidos ainda mais apurado. Você nunca fica  desprevenido e seu bônus racial em Percepção aumenta em +2. Além disso, sua visão na penumbra tem seu alcance ampliado, permitindo enxergar três vezes mais longe que os humanos em condições de pouca iluminação.

Resistência Élfica Exemplar: Seu bônus racial contra encantamentos aumenta em +2.

Mestre de Armas: No 2º nível, escolha entre lâminas (florete e espadas curta e longa) ou arcos (curtos, longos e compostos). Você recebe +1 de bônus no dano com as armas escolhidas.

Aumento de Habilidade: No 3º nível, seu valor de Inteligência aumenta em 2 pontos.

Goblin Exemplar

Mesquinhos, covardes e egoístas, habitando as favelas das grandes cidades ou esgueirando-se em meio às fileiras da Aliança Negra, o Goblin Exemplar é digno de nota, dentro dos parâmetros de sua raça. O pouco bom-senso que sua raça possui é ainda menor nos indivíduos exemplares!

O Globin Exemplar com sua mente criativa dedica grande parte de seu tempo a seus engenhos, enquanto outros aceitam tarefas que nenhum outro goblin ousaria exercer, o que lhes concede o respeito de muitos.

O Goblin Exemplar:
Nível BBA Habilidades de Classe
+0 Visão no Escuro Aprimorada, Engenhosidade Goblin
+1 Organismo Resistente, Técnica Ladina
+2 Aumento de Habilidade (Des +2), Técnica Ladina

Características de Classe:

Pontos de Vida: um Goblin Exemplar começa com 12 pontos de vida (+ mod. de Constituição) e ganha 3 PV (+mod. Constituição) por nível seguinte.

Perícias Treinadas: 6 + modificador de Inteligência.

Perícias de Classe: Acrobacia (Des), Atletismo (For), Conhecimento (Int), Enganação (Car), Furtividade (Des), Iniciativa (Des), Intimidação (Car), Intuição (Sab), Ladinagem (Des), Ofício (Int), Percepção (Sab).

Talentos Adicionais: Usar Armaduras Leves, Usar Armas (simples e marciais), Reflexos Rápidos.

Habilidades de Classe:

Visão no Escuro Aprimorada: Sua visão no escuro aumenta para 36m.

Engenhosidade Goblin: Seu bônus racial na perícia escolhida (Ladinagem ou Ofícios) aumenta em +2.

Organismo Resistente: A partir do 2° nível, seu bônus racial em testes de Fortitude contra doenças e venenos aumenta em +2. Seu organismo também desenvolve uma imunidade total contra doenças mundanas (mas não de origem sobrenatural ou mágica).

Técnica Ladina: No 2º e 3º níveis, você recebe uma técnica ladina (Tormenta RPG Pg.61), à sua escolha. Você não pode escolher a mesma habilidade mais de uma vez, a menos que sua descrição diga o contrário.

Aumento de Habilidade: No 3° nível, seu valor de Destreza aumenta em 2 pontos.

Halfling Exemplar

Halflings Exemplares amam viajar, encarnando o jeito curioso e calmo do halfling típico. São os membros mais capazes de sua raça, apesar de sua curiosidade e aparência simpática indicaren o contrário: sobreviventes, sagazes e com recursos suficiente para permanecerem vivos em um mundo cheio de criaturas grandes e perigosas.

Quando percorrem países e povoados habitados por outras raças, são rápidos em fazer amizades e muitas vezes acabam participando de grupos de aventureiros.

O Halfling Exemplar:
Nível BBA Habilidades de Classe
+0 Proeza Atlética, Mestre de Armas +1
+1 Sorte Exemplar
+2 Aumento de Habilidade (Des +2), Mestre de Armas +2

Características de Classe:

Pontos de Vida: um Halfling Exemplar começa com 12 pontos de vida (+ mod. de Constituição) e ganha 3 PV (+mod. Constituição) por nível seguinte.

Perícias Treinadas: 4 + modificador de Inteligência.

Perícias de Classe: Acrobacia (Des), Atletismo (For), Conhecimento (Int), Diplomacia (Car), Enganação (Car), Furtividade (Des), Iniciativa (Des), Ladinagem (Des), Ofício (Int), Percepção (Sab), Sobrevivência (Sab).

Talentos Adicionais: Usar Armaduras Leves, Usar Armas (simples e marciais), Reflexos Rápidos.

Habilidades de Classe:

Proeza Atlética : Você recebe bônus racial de +4 nos testes de Atletismo e Furtividade.

Mestre de Armas: Você recebe +1 de bõnus no dano com armas de arremess. Esse bônus aumenta para +2 no 3º nível.

Sorte Exemplar: A partir do 2º nível, seu bônus racial em todos os testes de resistência au­menta em +1.

Aumento de Habilidade: No 3º nível, seu valor de Destreza aumenta em 2 pontos.

Humano Exemplar

Humanos Exemplares estão mais ligados aos princípios de Valkaria, a Deusa da Humanidade, são exploradores, inventores, e outros que forçam os limites do conhecimento e da experiência transformando adversidade em oportunidade ao encontrarem novas formas de aplicar suas habilidades, descobrindo novas técnicas para resolver problemas, e desafiam a entropia na constante busca de aventuras que ainda não superaram. Humanos, e os Exemplares que surgem entre eles, balanceiam força com agilidade e temperam intelecto com intuição.

O Humano Exemplar:
Nível BBA Habilidades de Classe Magias
+0 Aprendizagem Adaptativa
+1 Talento Adicional +1 Nível em uma Classe Existente
+2 Aumento de Habilidade (+2) +1 Nível em uma Classe Existente

Características de Classe:

Pontos de Vida: um Humano Exemplar começa com 16 pontos de vida (+mod. de Constituição) e ganha 4 PV (+mod. Constituição) por nível seguinte.

Perícias Treinadas: 4 + modificador de Inteligência.

Perícias de Classe: O Humano Exemplar pode escolher quaisquer perícias como Perícias de Classe.

Talentos Adicionais: Usar Armaduras (leves e médias), Usar Armas (simples e marciais), Usar Escudos, Vontade de Ferro.

Habilidades de Classe:

Magias: No 2º e no 3º nível, você pode adicionar seu nível em Humano Exemplar aos seus níveis na clas­se conjuradora, para determinar seu nível de conjurador.

Se você possui níveis em mais de uma classe conjuradora antes de se tornar um Humano Exemplar, deve decidir a que classe você adicionará cada ní­vel de magia adquirido com seus níveis em Humano Exemplar. Se você não possuir níveis em uma classe con­juradora, essa característica de classe não tem efeito.

Aprendizagem Adaptativa: No 1º nível, você recebe duas pericias treinadas extras.

Talento Adicional: No 2º ní­vel, você ganha um ta­lento adicional de qualquer categoria. Você deve preencher os pré-requisitos do talento adi­cional normalmente.

Aumento de Habilidade: No 3º nível, você aumenta uma habilidade de sua escolha em 2 pontos.

Lefou Exemplar

Os Lefou são cada vez mais numerosos, e entre eles destacam-se os Lefou Exemplares, que aprimoram seus poderes aberrantes muitas vezes para ajudar ao grupo ao qual adquiriu afinidade ou até mesmo para tentar conhecerem a si mesmos. O Lefou Exemplar também odeia a solidão e protege com afinco seus companheiros. Embora muitos acabem se entregando a Tormenta por não conseguirem se encaixar na sociedade.

O Lefou Exemplar:
Nível BBA Habilidades de Classe
+1 Visão no Escuro Aprimorada, Deformidade Adicional
+2 Talento [Tormenta] Adicional
+3 Aumento de Habilidade (+2)

Características de Classe:

Pontos de Vida: um Lefou Exemplar começa com 24 pontos de vida (+mod. de Constituição) e ganha 6 PV (+mod. Constituição) por nível seguinte.

Perícias Treinadas: 2 + modificador de Inteligência.

Perícias de Classe: O Lefou Exemplar pode escolher quaisquer perícias como Perícias de Classe.

Talentos Adicionais: Usar Armaduras (leves), Usar Armas (simples e marciais), Reflexos Rápidos, Fortitude Maior.

Habilidades de Classe:

Visão no Escuro Aprimorada: Sua visão no escuro aumenta para 36m.

Deformidade Adicional: Você adquire uma nova deformidade dentre as descritas nos Traços Raciais dos Lefou (Tormenta RPG pag. 37), adquirindo todos os benefícios da deformidade selecionada.

Talento [Tormenta] Adicional: No 2º ní­vel, você recebe um Ta­lento [Tormenta] adicional. Você deve preencher os pré-requisitos do talento adi­cional normalmente.

Aumento de Habilidade: No 3º nível, você aumenta uma habilidade de sua escolha em 2 pontos (exceto Carisma).

Minotauro Exemplar

Minotauros Exemplares são mais altos, mais rápidos e mais fortes, estes são os grandes filhos de Tauron. Lutam pela glória de seu império, demonstrando que os minotauros são de fato a raça destinada ao domínio de Arton. Com a ascensão de Tauron ao posto de líder do panteão, Minotauros Exemplares se tornaram comuns nas fileiras de legionários e até mesmo entre senadores do Império de Tauron.

O Minotauro Exemplar:
Nível BBA Habilidades de Classe
+1 Estatura Poderosa, Guerreiro Nato
+2 Arma Natural Aprimorada, Medo de Altura Atenuado
+3 Aumento de Habilidade (For +2)

Características de Classe:

Pontos de Vida: um Minotauro Exemplar começa com 20 pontos de vida (+ mod. de Constituição) e ganha 5 PV (+mod. Constituição) por nível seguinte.

Perícias Treinadas: 2 + modificador de Inteligência.

Perícias de Classe: Acrobacia (Des), Atletismo (For), Intimidação (Car), Ofício (Int), Percepção (Sab), Sobrevivência (Sab).

Talentos Adicionais: Usar Armaduras (leves, médias e pesadas), Usar Armas (simples e marciais), Usar Escudos, Fortitude Maior.

Habilidades de Classe:

Estatura Poderosa: Você esta no ápice da forma física. Você é uma criatura grande para efeitos de pré-requisito, além disso, recebe o talento Empunahdura Poderosa.

Guerreiro Nato: Para efeitos de preencher pré-requisitos, seu nível de Minotauro Exemplar é considerado níveis de guerreiro. Se você já possui níveis de guerreiro, adiciona seus níveis de Minotauro Exemplar aos níveis desta classe para determinar seu nível efetivo de guerreiro para preencher pré-requisitos.

Por exemplo, um minotauro exemplar 3/guerreiro 5 é considerado um guerreiro de 8° nível para preencher pré-requisitos, o que lhe permitiria adquirir os talentos Especialização em Arma e Foco em Arma Aprimorado.

Arma Natural Aprimorada: No 2° nível, o dano causado com sua Arma Natural (chifres) aumenta, como se você pertencesse a uma categoria de tamanho superior. Passando de 1d6 para 1d8 com seu ataque natural de chifres.

Medo de Altura Atenuado: A partir do 2º nível, a penalidade sofrida em suas jogadas de ataque, testes de resistência e testes de perícias ao subir qualquer altura superior a 3 m é reduzida para -2.

Aumento de Habilidade: No 3° nível, seu valor de Força aumenta em 2 pontos.

Qareen Exemplar

Descendentes de seres mágicos, os Qareen Exemplar evoluem suas habilidades naturais, entre elas seu poder arcano nato. Um Qareen Exemplar tem sua ligação mágica ainda mais poderosa, raro os que não seguem o caminho da magia ou devotam-se a Wynna.

O Qareen Exemplar:
Nível BBA Habilidades de Classe Magias
+0 Resistência Qareen Exemplar, Desejos aprimorado
+1 Vôo Aprimorado +1 Nível de Feiticeiro
+2 Aumento de Habilidade (Car +2) +1 Nível de Feiticeiro

Características de Classe:

Pontos de Vida: um Qareen Exemplar começa com 12 pontos de vida (+mod. de Constituição) e ganha 3 PV (+mod. Constituição) por nível seguinte.

Perícias Treinadas: 4 + modificador de Inteligência.

Perícias de Classe: Acrobacia (Des), Atuação (Car), Conhecimento (Int), Diplomacia (Car), Furtividade (Des), Identificar Magia (Int), Ofício (Int), Sobrevivência (Sab).

Talentos Adicionais: Usar Armaduras (Leves), Usar Armas (simples e marciais), Vontade de Ferro.

Habilidades de Classe:

Magias: A partir do 2º nível, você passa a conjurar magias como um feiticeiro de nível 1 (Tormentão, pg. 56). No 3º nível, você recebe novas magias e PMs da mesma forma que o feiticeiro.
Se você possui níveis de feiticeiro, você recebe PM e magias como um feiticeiro de 1 nível acima. No 3º nível você recebe PM e magias como um feiticeiro de 2 níveis acima

Resistência Qareen Exemplar: sua resistência elemental é ainda maior.

  • Água: resistência a frio e ácido 8.
  • Ar: resistência a eletricidade e sônico 8.
  • Fogo: resistência a fogo 8.
  • Terra: redução de dano 5/cortante ou perfurante.
  • Luz: resistência a eletricidade 10.
  • Trevas: resistência a ácido e energia negativa 8. “Energia negativa” é provocada por efeitos e magias necromânticos (como infligir ferimentos).

Desejos Aprimorado: Quando você conjura uma magia a pedido de outra pessoa, esta magia recebe +1 de bônus em sua CD.

Vôo Aprimorado: No 2º nível, você pode utilizar a habilidade vôo, um número de vezes por dia igual a seu modificador de Carisma (mínimo 2 vezes por dia)

Aumento de Habilidade: No 3° nível, seu valor de Carisma aumenta em 2 pontos.

Todas as imagens utilizadas neste artigo pertencem a Jambo Editora, e foram coloridas pelo usuário Fumaça do Fórum da Jambo Editora.

Sobre Renan "Slay" Cação
Monge descendente de Dragões Tamurianos e Youkais, jogador de RPG a quase 10 anos, fã de Tormenta, mestre Pokémon, Nerd assumido, sonha em ser o Rei dos Piratas nas horas vagas.

25 Responses to Raças: Raças Exemplares

  1. Pingback: Tweets that mention Raças, Modelos e Linhagens: Raças Exemplares « Área de Tormenta -- Topsy.com

  2. Mas é FAAAAAAATO que eu vou usar esse qareen exemplar na minha aventura. hahahha

  3. Fumaça diz:

    WOW nossa bem legal essas reças exemplares😀

    vou utilizar com certeza nas minhas campanhas

    e muito obrigado por utilziar os desenhos que eu pintei😄 /o/
    fico honrado ^^

    abraço

    • Renan "Slay" Cação diz:

      Valeu Fumaça, ficaram muitos bons!

      Mals não ter avisado que usaria /o/

      • Fumaça diz:

        Que nada velho… fique a vontade XD~~

        é fan art então pode usar onde quiser não cobro por isso AHUAHUAHUA

        como eu disse fico honrado de ver meu trabalho circulando por ai XD~~

        /o/

  4. Mestre Balthazar diz:

    Fantastico, era bem esse tipo de coisa que eu queria ver no tema dessa semana, muito bom Slay!

  5. Saruman diz:

    Adorei as raças exemplares, parabéns.

  6. Humano Exemplar tá TÃO suculento, tantas perícias *¬*
    Good Job!

  7. Macus diz:

    Cara, ficou muito bom mesmo isso ai!

  8. Doomak II diz:

    Ficaram muito boas mesmo.

    Ja to mandando pro meu mestre pra ele aprovar e eu ja utilizar nesse findi.

    \o/

  9. Doomak II diz:

    Ficaram muito boas mesmo, ja to enviando pro meu mestre pra ele aprovar e eu ja utilizar esse findi.

    valeu \o/

  10. Héllian diz:

    Ficaram muito boas, estou estudando para disponibilizar aos meus jogadores…

    parabéns pelo Blog!

  11. Fernando Brauner diz:

    tipo anões não deveriam receber bonus de mestre de armas para picaretas tbm?

    • Edu Guimarães diz:

      A idéia do Mestre de Armas anão é aprimorar a habilidade racial dos anões, para quem todos os machados e martelos são armas simples (picaretas não incluidas)

      Picaretas sempre me pareceram mais ligadas aos gnomos no D&D, mas acho viável incluí-las nas armas anãs (e no bônus do mestre de armas), depende do seu mestre.

  12. Di Benedetto diz:

    Fala Renan! Gostei bastante, mêcanica prática, equilibrada e funcional. Bom post.

  13. Renan "Slay" Cação diz:

    A adaptação como falei veio do Unearthed Arcana, meu trampo foi mais traduzir e adaptar os textos. Ainda na Quinzena trarei mais material do gênero para demais raças.
    Obrigado pelos comentários e um agradecimento maior ao Edu que me ajudou revisando o material.
    Valeu galera o/

  14. Fumaça diz:

    eu sei que isso deve dar um mega trabalho…
    mas seria legal ver também as raças que estão disponiveis nos outros livros..

    como Aggelus, Sulfure, Centauro e Nagah

    Não sei quanto ao resto das pessoas.. mais meu grupo costuma pegar muitas raças dessas “bizarras”… um humano em nossa companha é a coisa mais exótica que o grupo tem AHUHUAHUA pois ele é tão normal que ele passa a ser o diferente HUAAHUUHAHAHU /o/

    muito bom o trabalho parabens ;D

    • Renan "Slay" Cação diz:

      Então Fumaça fique de olho aqui no Blog que até o fim da quinzena pretendo trazer das demais raças que apareceram nos suplementos e provavel as que apareceram aqui no Blog xD

  15. Pingback: Vilões: Gobbo, o Corcunda

  16. Hennd Kalamar diz:

    Essas “Classes” são adquiridas com niveis de xp ?
    Tipo anão guerreiro 2º exemplar 2º
    personagem de 4º
    é isso ?

  17. Hennd Kalamar diz:

    Interessante…
    Gostei desse sistema de classe exemplar… vo apresentar aos meus jogadores…
    e vo aguardar ancioso as proximas raças… =D
    Exelente trabalho !

  18. Breno Cardoso diz:

    Só naõ entendi o porque de forçar o humano exemplar em pegar niveis de classe conhuradora ! Aqui na minha mesa vai ser pra qualquer classe ..

  19. brucypriest diz:

    Sempre comentei com os jogadores da minha mesa sobre algo de classes voltadas para as raças… Gostei muito da idéia:-) também vou usar na minha mesa valeu o/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: