Bestiário: Gárgula

Dentre os diversos tipos de construtos mágicos, os gárgulas estão entre os mais populares. São estátuas de pedra na forma de criaturas quiméricas horrendas, muito utilizadas na decoração de prédios, torres, castelos e templos. Muitos são apenas estátuas, feitas sob o valor simbólico de proteger o local contra espíritos malígnos (assustando-os) ou intimidar a população (no caso de castelos e templos de tiranos). No entanto, não é raro que algumas destas estátuas tenham sido animadas com magia, atuando como guardiões da construção.

O ritual de criação de gárgulas é considerada como relativamente simples. Como na criação da maioria dos contrutos, consiste no aprisionamento de um espírito elemental (geralmente da terra, mas há variantes) no interior da estátua, seguido de uma série de encantos para dominar o construtos e programá-lo para suas tarefas.

Gárgulas possuem uma inteligência limitada, seguindo sua programação, que costuma ser “proteja o local contra invasores”, sendo que invasor é qualquer um menos a pessoa designada como mestre, e pessoas que possuam uma salvaguarda (um amuleto ou uma senha). Para evitar problemas de gárgulas atacando inocentes, a maioria dos rituais de criação inclui a limitação dos gárgulas se moverem apenas à noite, protegendo a construção contra possíveis gatunos. Esta restrição é quase que obrigatória em templos e prédios públicos.

Alguns boatos afirmam que todos os gárgulas da cidade de Vectora são animados e estariam a serviço do prefeito Vectorius no caso de uma invasão à cidade.

Gárgula de Pedra

Este é o tipo de gárgula mais comum, esculpido sob a forma de um diabrete com asas de morcego, cauda de lagarto, garras de leão e chigres de carneiro. Na presença de inimigos costumam a permanecer imóveis como estátuas comuns, quando então atacam subitamente, pegando-os desprevinidos. Mesmo imóveis de dia, os gárgulas permanecem atentos e consientes, e alguns possuem memória suficiente para que seus mestres as acessem, desobrindo quem passou pelo local vigiado.

Gárgula de Pedra [ND 5]:
Construto 6, Médio, Neutro.
Iniciativa +5, Sentidos: visão no escuro, Percepção +10.
Classe de Armadura: 19 (+3 níveis, +2 Des, +4 natural).
Pontos de Vida: 50. RD 8 /Magia.
Resistências: Fort +3, Ref +5, Von +3.
Deslocamento: 9m, vôo 15m.
Ataques corpo-a-corpo: garra +7 (1d4+3), mordida +6 (1d6+3), chifres +6 (1d6+3); Ataque total: garras +5, mordida +4, chifres +4.
Habilidades: For 13, Des 14, Con -, Int -, Sab 12, Car 7.
Perícias e Talentos: Furtividade +11, Percepção +10; Ataque Múltiplo, Acuidade com Arma (garras, mordida, chifres), Foco em Arma (garras).
Construto: são imunes a atordoamento, dano de habilidade, dano não-letal, doença, encantamento, fadiga, paralisia, necromancia, sono e veneno. Não precisam respirar, se alimentar e dormir e não recuperam pontos de vida normalmente. São destruídos quando seus PV chegam a 0.
Imobilidade: Um gárgula pode permanecer imóvel durante muito tempo, e muitos são incapazes de moverem-se sob luz do dia, ainda assim eles possuem pequenos sinais de vida (olhos que se mexem, um leve tremor da cauda, etc). Perceber que um gárgula está vivo exige um teste de Percepção (CD 20).
Camuflagem rochosa: Gágulas camuflam-se bem sob paredes de pedra de mesma tonalidade que a sua, recebendo camuflagem nestas condições (ataques bem sucedidos contra ele tem 20% de chance de errarem).
Tesouro: padrão.

Gárgula de Pedra

A imagem da abertura pertence ao Gárgula da Ponte de Valencia (Espanha). A imagem interna é propriedade da Wizards of the Coast.

Sobre Edu Guimarães
Mestra RPG desde os 10 anos e nunca mais parou. Tormenta foi seu 1º cenário de fantasia medieval, e desde então, seu favorito. É nerd, biólogo e Leal e Bom.

3 Responses to Bestiário: Gárgula

  1. Nota: Esse gárgula parece um gremlin.

    Mas gostei da formatação, embora pudessem ser adicionados outros tipos de gárgulas…

    • Edu Guimarães diz:

      Nota: vc não conhece gremlins…😀 irei postar sobre eles um dia (adaptados dos Reinos de Ferro, claro).

      Abraço, é bom ver q meus jogadores olham o blog de vez em quando…😀

  2. Pingback: Tweets that mention Bestiário: Gárgula « Área de Tormenta -- Topsy.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: