Tradição Arcana: Metamagia

Nota do Edu: Este material é de autoria do nosso 1° colaborador ocasional: Shamassu (que já produziu material para a Iniciativa TRPG como forumeiro da Jambô e fez colaborações para o Montanha dos Monstros). Metamagia é uma Tradição Arcana: opção de classe variante para magos (criada aqui).

Metamagia se trata de modificar as magias de sua forma original, alterando suas propriedades para que possam servir melhor às necessidades do conjurador. Magos, com seu acervo maior de magias, são tentados a ir além do que aprenderam em seus estudos, a realizar modificações nas magias para aprofundar seu conhecimento nas artes arcanas e aumentar seu poder.

Os metamagos, como são as vezes chamados, são vistos de formas diferentes: alguns os consideram pesquisadores valiosos da magia, analisando as variações feitas e seus benefícios, enquanto outros os consideram convencidos demais em suas habilidades para ousarem alterar as magias desenvolvidas por outros conjuradores mais antigos e poderosos, ou simplesmente loucos brincando com um poder que pode não ser controlado se levado longe demais.

Tradição Arcana (Opção variante para magos):

Você foi instruído em uma tradição de estudo da magia, possuindo um entendimento e poder que outros magos não possuem. No primeiro nível o mago deve escolher uma tradição arcana, uma vez feita, esta escolha não pode ser mudada. Esta habilidade de classe substitui todos os Mistérios Arcanos.

Você recebe o primeiro poder de tradição no 1º nível, outro no 5º nível, e então a cada 5 níveis seguintes.

Contudo, o estudo e especialização numa tradição reduz sua versatilidade. Devido a isto, muitas tradições (mas nem todas) exigem que uma das magias ganhas a cada nível deve pertencer obrigatoriamente a lista de magias da tradição escolhida.

Metamagia

1º nível: Aprender a modificar mais magias exige especialização. Você recebe 2 talentos de magia com o descritor [metamágico], porém conhece 2 magias de primeiro nível a menos

5º nível: Ao preparar suas magias, você pode preparar efeitos metamágicos, pagando o custo normal em PMs, sem aplicá-los a uma magia específica, podendo aplicá-los a uma magia qualquer (a qual o efeito possa ser aplicado) na hora de conjurá-la. Você deve anunciar que vai aplicar o talento antes de conjurar a magia. Você pode preparar um número de efeitos metmágicos avulsos com valor em PMs igual a seu modificador de Inteligência. Por exemplo: um mago com Inteligência 20 (modificador +5) pode gastar até 5 de seus PMs em efeitos metamágicos avulsos.

10º nível: Escolha dois talentos metamágicos que conheça, que custem mais de 1 PM. O custo para preparar esses efeitos é reduzido em 1 PM.

15º nível: Você pode preparar quantos efeitos metamágicos avulsos desejar, sem exceder seus PMs. Além disso, escolha dois talentos metamágicos que vocês conheça que custem 1 PM originalmente (sem contar a redução de custo da habilidade do 10º nível), e você pode aplicar esses talentos sem custo em PMs a suas magias. Os dois talentos escolhidos não podem ser Magia Sem Gestos e Magia Silenciosa (mas pode escolher um dos dois e outro talento).

20º nível: Na hora de preparar suas magias, você não precisa gastar todos os PMs. Ao invés disso, você pode separar um número de PMs igual ou menor a seu modificador de Inteligência para usar em efeitos metamágicos que conheça, no momento da conjuração de qualquer das suas magias preparadas a qual o talento possa ser aplicado. Por exemplo: Um mago com Inteligência 28 (modificador +9) pode separar até 9 dos seus PMs. No momento de conjurar uma Bola de Fogo, ele resolve Acelerá-la, gastando 4 dos seus PMs separados (custo do talento Acelerar Magia) para aplicar o efeito.

Metamagia exige um esforço extra, mas os resultados compensam.

A imagem usada neste post pertence a Jeffrey Lai.

Sobre Luiz Paulo "Shamassu" S. Ferraz
RPGista recente, leitor de RPG há mais tempo. Espreme toda a quantidade de atividade geek possível no seu tempo livre. Ignora a realidade, vive de devaneios. Neutro a maior parte do tempo, com variações para Leal e Neutro e Neutro e Bom.

7 Responses to Tradição Arcana: Metamagia

  1. Pingback: Tweets that mention Tradição Arcana: Metamagia « Área de Tormenta -- Topsy.com

  2. Ai caraca, muito da hora…. Deixa começar a nova campanha uhauhauhauh

    Parabéns.
    VLW

    abs
    https://mestreurbano.wordpress.com

  3. Saruman diz:

    Kra perfeita a adaptação, adorei.

  4. Naice, really naice.
    Eu só acho que seria mais interessante que as habilidades de 5º e 10º nível fossem trocadas. Ao meu ver, a habilidade do 5º nível é um pouco forte demais pro 5º nível, além do que, ela me parece uma habilidade “mais difícil de dominar”, sendo necessário mais tempo de treino.

    • Luiz Paulo "Shamassu" S. Ferraz diz:

      Oi Quaresma!

      Eu sofri muito com a ordem das habilidades, e concordo que a do 10º nível ficaria melhor invertida… Deixa só esperar mais algumas opiniões😄

      Obrigado!

  5. Edu Guimarães diz:

    Parabéns pela 1ª colaboração ao AdT!!! Espero que venham outras😀

    Quanto a ordem das habilidades, eu prefiro do jeito q está. A habilidade de 5º nível é pra mim a “estrela” da tradição, e o legal é poder dominá-la cedo, e ter tempo até seu aprimoramento no 15º nível. Mas inverter com a de 10º nível tb não fica ruim.

  6. Lord Jwar diz:

    Show de bola essa metamagia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: