Calendário Artoniano: Usando na Campanha

Mais um post para o tema da Iniciativa RPG da quinzena: Calendário Artoniano.

A maioria dos mestres e jogadores costuma ignorar os calendários em seus jogos, eu incluso. Mas pensando bem, os calendários são um recurso valioso, capaz de levar os jogadores a uma experiência de jogo mais vívida e interessante.

Um mundo vivo.

Esta frase resume todas as vantagens de usar o calendários em sua campanha. Isto quer dizer que o mestre não tem controle total sobre o cenário ou a campanha, estes responde a leis e estímulos próprios, e os jogadores devem perceber este detalhe.

Por exemplo, se os PJs chegaram em uma cidade no Valag (dia de descanso), provavelmente a maioria das lojas estará fechada, mas as tavernas estarão mais cheias, e deve haver missas de manhã. Ao invés de encontrar o amigo ferreiro sempre em sua loja, independente do dia (como num RPG do Super Nintendo), os PJs terão de procurá-lo em outro lugar (talvez na missa, em casa, num parque com a família, na casa da sogra, ou bebendo na taverna). É um detalhe bobo? Pode ser que seja, mas são detalhes assim que dão maior verossimilhança ao cenário, e lhe dão mais vida.

Outro fator legal são as estações. Imagine a diferença em atravessar as Montanhas Uivantes no inverno ou no verão? O mestre pode se valer das estações para uma melhor descrição das paisagens ou dos acontecimentos, e tirar muitas idéias e ganchos a partir daí. No caso das Montanhas Uivantes, se for verão o mestre poderia descrever a travessia como mais fácil, mas também haveria maior atividade de monstros e de tribos bárbaras.

Por fim temos as datas comemorativas, que são uma grande oportunidade de ganchos. Atualmente iniciei uma campanha onde a 1ª aventura estaria acontecendo no começo de 1401, mas resolvi mudar para o fim de 1400, para usar o Dia  do Reencontro como gancho (1º dia do ano de 1401, em comemoração a descoberta da estátua de Valkária pelos exilados de Lamnor), o que vai fazer toda a diferença já que estou preparando o grupo para a Libertação de Valkária!😀

12/12: Feliz Dia do Balão! (ou não)

Exemplos de uso de datas como gancho podem ser encontrados na trilogia da Tormenta. <ABRE SPOILER> No Inimigo do Mundo, o grupo adentra o reino de Ahlen no Dia das Máscaras, dando um excelente recurso para eles se disfarçarem e invadirem o palácio do regente. Já no Terceiro Deus, o grupo de Orion Drake visita Sckharshantallas durante o Sckharal (festival em honra ao regente Sckhar), o que gera diversos ganchos no capítulo. <FECHA SPOILER>

A desvantagem do uso de calendário é a perda de parte do controle da campanha. Se a campanha está ocorrendo no inverno, talvez o grupo desista de atravessar as Montanhas Uivantes (onde você planejava uma aventura), decidindo chegar a Malpetrim através do mar. Eu gosto disso, não ter o controle de tudo e me adaptar a situação do cenário me traz o sentimento de “supresa”, além do “desafio”. E de forma nenhuma isto me limita: se eu quiser muito uma aventura nas Uivantes, posso bolar uma situação que obrigue o grupo ire para lá, mesmo no inverno, com o extra de que eles ficarão apavorados com esta situação😀.

O calendário como inimigo.

Essa é uma idéia que já usei as vezes, em colocar uma “data X” como prazo para o grupo cumprir a missão. Certa vez, a “mãe” dos personagens (a maioria era orfã, criados por uma clériga) foi seqüestrada por cultistas de Sszzass, e no dia seguinte a lua estaria em treva (lua nova), o que seria perfeito para um ritual de sacrifício. O grupo então tinha exatamente 1 dia para localizar o esconderijo dos sszzaasitas e salvar a mãe.

Atualmente no anime de One Piece o herói tem que libertar o irmão antes da execução deste, e no começo e final de cada episódio vinha o número de horas que faltavam pra execução. Genial.

Você pode elaborar melhor a idéia: que tal definir o Solstício de Inverno como o dia em que os cultistas de Tenebra irão libertar o rei dos demônios da pólvora. Os jogadores estão cientes disto, mas o culto é muito poderoso, eles tem 2 meses antes do solstício para impedí-los, ou tornarem-se mais fortes para derrotarem o demônio.

Jogadores no poder:

Por fim, uma última conseqüência do uso dos calendários na campanha: os personagens jogadores tem mais subsídios para escolherem seus destinos. O grupo pode insistir em querer ir para Malpetrim porque a data da Grande Feira está se aproximando (14/05), ou um clérigo de Lin Wu pode desejar voltar para Nitamu-ra (ou Nova Tamu-ra), para a comemoração do Dia de Lin Wu (25/10). Ou ainda decidirem pregar peças durante o Dia da Mentira (01/06).

Em outras palavras: o calendário dá aos jogadores uma oportunidade de interagirem com o cenário de forma mais expontânea, sem necessariamente o auxílio do mestre. Eu nunca tentei isso, mas pode ser divertido.

Concluindo:

Tente usar o calendário (eu tentarei), e se possível, compartilhe conosco sua experiência de jogo!

  • O web-enhancement do Calendário Artoniano pode ser adquirido no site da Jambô, neste link.
  • Mas o web-enhancement só tem o calendário de 1400! Recentemente eu montei os calendários de 1400 até 1412, você pode obtê-los neste link.
  • Por fim, há esse artigo sobre calendários, feito pelo Rodrigo “Big” Campos, para o blog RPG do Mestre.

A imagem de abertura usada no post é propriedade da Wizards of the Coast (o calendário de Harptos, de Forgotten Realms). A imagem dos balões é de autoria de Erica Horita e propriedade da Jambô Editora.

Sobre Edu Guimarães
Mestra RPG desde os 10 anos e nunca mais parou. Tormenta foi seu 1º cenário de fantasia medieval, e desde então, seu favorito. É nerd, biólogo e Leal e Bom.

2 Responses to Calendário Artoniano: Usando na Campanha

  1. Pingback: Tweets that mention Calendário Artoniano: Usando na Campanha « Área de Tormenta -- Topsy.com

  2. Rafael "BlueSpirit" Padilha diz:

    Bem legal Edu !!!
    Vou tentar usar o calendário em minhas campanhas =D

    Ótimo post do AdT, como sempre !!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: