Arsenal: Adaga Retrátil e Pistola Oculta

Segue um extra que acabou ficando de fora do post do Assassino. Duas novas armas, perfeitas para personagens furtivos: adaptadas do jogo Assassin’s Creed (hidden blade e hidden gun, no original).

EDIT (09/11/10): dei uma equilibrada na mecânica de fintar com as armas, ficou mais simples.

Com o lento desenvolvimento da engenhoqueria, novas armas vem sendo inventadas na últimas década, incluindo as famigeradas armas de fogo. Nos últimos anos, duas destas armas vem se tornando populares entre assassinos e ladinos: a adaga-retrátil e a pistola-oculta.

Ninguém sabe ao certo a origem destas armas, alguns afirmam que elas teriam sido inventadas por Lord Niebeling para os espiões a serviço da coroa de Deheon, outros creditam a invenção ao mítico engenhoqueiro Leókk.

Armas Exóticas Preço Dano Critico Distancia Peso Tipo
Corpo-a-corpo – Leves
Adaga-retrátil 500 TO 1d4 19-20 0,5 kg Perfuração
Ataque à Distância– Duas Mãos
Pistola-oculta 600 TO 2d4 19-20/x3 15m 1 kg Perfuração
Munição 25 TO 1 kg

Mecanismo da adaga retrátil

Adaga-retrátil: Consiste em um mecânismo de uma pequena lâmina retrátil, presa a parte inferior do braço com ajuda de correias. A lâmina é extendida com um movimento do dedo de gatilho, surpreendendo os alvos.  Esta arma pode ser facilmente ocultada entre vestes de manga comprida ou sob uma manopla (+8 em testes de Ladinagem para escondê-la), motivo pela qual é muito apreciada por tipos furtivos.

Os mecanismos da lâmina exigem certo treinamento (por vezes custando alguns dedos do usuário…), por isso é uma arma exótica. Uma pessoa com o treinamento adequado pode extender ou retrair a lâmina com uma ação livre, pegando o adversário de surpresa: você pode realizar uma manobra fintar como uma ação livre contra alvos que não estejam cientes da lâmina retrátil.

Ainda é possível usar a lâmina sem o talento, mas neste caso extender ou retrair a lâmina exige uma ação de movimento, e você não recebe os benefícios na manobra fintar.

A adaga retrátil é sempre uma arma obra prima (seu custo já inclui esta qualidade) oferecendo +1 nas jogadas de ataque. Fabricá-la exige treinamento nas perícias Ofícios (metalurgia e engenhoqueiro), mas exige teste só numa delas – CD 30 (veja Tormentão, pg.88 para “Fabricação de itens”, e pg.104 para “Criar Obra-Prima”).

Pistola oculta

Pistola oculta: uma pistola do tamanho de um punho, presa a fivelas na parte inferior do braço, facilmente oculta sob vestes ou manoplas (+8 em testes de Ladinagem para escondê-la), sendo perfeita para ataques furtivos à distância. Você precisa das 2 mãos para disparar a pistola oculta: o braço onde ela está presa serve de suporte e mira, enquanto dispara-se o gatilho com a outra mão, oferecendo +1 em jogadas de ataque por estabilidade. Recarregar a arma exige uma ação padrão.

Aprender a disparar a arma tão próxima ao braço sem se ferir exige um treinamento especial, por isso é uma arma exótica. Uma pessoa com este treinamento pode disparar com agilidade, pegando o adversário de surpresa: você pode realizar uma manobra fintar como uma ação livre contra alvos que não estejam cientes da pistola oculta.

A pistola oculta é sempre uma arma obra prima (seu custo já inclui esta qualidade) oferecendo +1 nas jogadas de ataque. Fabricá-la exige treinamento nas perícias Ofícios (metalurgia), CD 30 (veja Tormentão, pg.88 para “Fabricação de itens”, e pg.104 para “Criar Obra-Prima”). A munição+pólvora exige um teste de Ofícios (alquimia), CD 15.

Fintar como ação livre. Quer algo melhor?

Obrigado ao meu amigo e jogador Douglas “Daisuke” pela dica das armas.

As imagens usadas neste post pertencem ao jogo Assassin’s Creed 2 (Ubisoft)

——————————————————————————————————

Posts relacionados:

Sobre Edu Guimarães
Mestra RPG desde os 10 anos e nunca mais parou. Tormenta foi seu 1º cenário de fantasia medieval, e desde então, seu favorito. É nerd, biólogo e Leal e Bom.

10 Responses to Arsenal: Adaga Retrátil e Pistola Oculta

  1. Hashimoto Daisuke diz:

    Esqueceu de citar o amigo que o informou sobre as armas do jogo !🙂

  2. Hashimoto Daisuke diz:

    Quanto as descrições …
    Eu acho q a Pistola ñ precisaria do Fintar como Ação Livre … No jogo o protagonista fz ataques com a arma sempre desapercibidamente (Essa palavra existe !?) … A Lâmina Retrátil Tá Legal … Poderia Colokr Algo sobre Vevenos na Lâmina … Sei Lá … Seria Interessante !🙂

    • Edu Guimarães diz:

      – Há uma lista de venenos no post sobre Shinobis e no Tormenta RPG. Você pode aplicar o veneno na lâmina, que será aplicado no 1° ferimento causado pela arma. Sem o talento Usar Venenos, existe uma chance de se envenenar acidentalmente quando aplica o veneno.

  3. Em relação à adaga retrátil:
    Eu poderia atacar um inimigo e, caso outro inimigo não visse a adaga (estar de costas, estar atrás do inimigo atingido, etc) mas me visse derrubá-lo ‘sem armas’ e visse o sangue, ele ainda estaria sem saber ‘que ela está ali’ ou ele já perceberia a existência da adaga?

    • Edu Guimarães diz:

      Fica a encargo do mestre julgar o que achar mais plausível.

      Ao meu ver, se o cara viu o amigo cair, provavelmente terá visto a adaga, independente do seu posicionamento num grid, pois o combate é dinamico e os personagens estão lutando e mudando de posição o tempo todo, e todos estão atentos ao seu redor.

      Neste caso, eu só daria a condição se o jogador com a adaga tenha tido a intenção de escondê-la do novo alvo. Assim, ao atacar, ele se posicionaria para impedir a visão da arma, rolando um teste de Ladinagem contra Percepção do novo alvo, e declarando que retraiu a adaga logo após o golpe (ação livre se for treinado). Mas mesmo essa tática tem limite, depois do 2° cair desta forma, o 3° deve ser inteligente o bastante pra evitar seu “ataque de toque” ou qualquer bruxaria q vc tenha em mãos.

  4. Ainda bem que o Altair modificou a Hidden Blade, não sendo mais necessário amputar o dedo anelar para usá-la. Se não ficaria na cara…
    “Ei, aquele cara não tem o dedo anelar dele? ELE TEM UMA ARMA, PEGUEM-NO!”😄

  5. Di Benedetto diz:

    Muito fodas essas armas! =]

    Outra coisa que vai pra minha futura campanha de TRPG. (Se algum dia eu tiver tempo e grupo pra mestrar de novo.)

  6. jonathan diz:

    para sua informaçao rodrigo o altair amputou o dedo sim so q vc n deve ter visto direito

    • É verdade que o Altair amputou o dedo, mas ele também foi o responsável por, nos anos posteriores como lider do Credo, remover a necessidade de amputação com melhorias na adaga.

      O Rodrigo não errou ali. (:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: