Nova Tamu-ra: Mestre de Iaijutsu

Na 2º semana do tema Reconstrução de Tamu-ra da Iniciativa TRPG, volto com mais uma Classe de Prestigio que um amigo companheiro de mesa jogou. Essa CdP é bastante polêmica, pois no D&D 3.0 existia a pericia Foco em Iaijutsu que assombrou muitos mestres, porém o meu mestre não sofreu deste mal, pois a campanha foi de 3D&T onde o Mestre de Iaijutsu não é desequilibrado como a pericia.

Então trago o Mestre de Iaijutsu no meu ponto de vista de jogador de 3D&T, onde ele recebia os bônus apenas no primeiro golpe ao desembainhar a katana, espero que gostem. E já agradecendo o Edu que me ajudou a desenvolver melhor as habilidades de classe.

Mestre de Iaijutsu

Popular na cultura de Tamu-ra, principalmente nos Samurais da Corte do Ar, o Mestre em Iaijutsu é um guerreiro especializado no combate com a espada katana, utilizando a técnica do Iaijutsu. Ele costuma ser devastador em seu primeiro ataque, quando saca sua espada da bainha – muitas vezes decidindo a luta com um único e terrível golpe.

Com a destruição de Tamu-ra poucos samurais da Corte do Ar sobreviveram e tentam passar os fundamentos básicos do Iaijutsu aos samurais remanescentes, mas poucos conseguem se tornar verdadeiros Mestres no Estilo. Com a reconstrução de Tamu-ra um pequeno dojô foi fundado na cidade de Kitaku para ensinar futuros Samurais nesta tradição. O líder do dojô  esta a procura de Takeda Himura o atual mestre do estilo para ensinar com precisão os novos alunos.

O Mestre de Iaijutsu:
Nível BBA Habilidade de Classe
+1 Defesa Estratégica, Golpe de Iaijutsu +1 (+2d6)
+2 Lâmina Relâmpago, Movimento Rápido +3m
+3 Ataque do Vácuo +1d6, Golpe de Iaijutsu +2 (+4d6)
+4 Atacar com a Mente Vazia, Movimento Rápido +6m
+5 Ataque do Vácuo +2d6, Golpe de Iaijutsu +3 (+6d6)

Pré-Requisitos

Para se tornar um Mestre Iaijutsu, o personagem deve preencher os seguintes critérios.

Tendencia: Qualquer uma, exceto Caótico.

Bônus Base de Ataque: +6

Pericias: Treinado em Iniciativa (8 graduações)

Talentos: Acuidade com Arma, Foco em Arma (katana),Foco em Perícia (Iniciativa), Saque Rápido.

Kenshin famoso Mestre de Iaijutsu

Características de Classe:

Pontos de Vida /nível: 5 (+modificador de Constituição)

Habilidades de Classe:

Habilidade de Samurai: Você recebe Espadas Ancestrais (Tormentão, pg.72), cujo nível é igual ao seu nível de mestre iaijutsu somado a seus níveis de samurai (se houver).

Exemplo: Um Samuirai 6/Mestre Iaijutsu 5 possui Espadas Ancestrais como um samurai de 11º Nível (espadas ancestrais +6).

Golpe de Iaijutsu: Ao desembainhar sua katana para atacar um inimigo, você ganha +1 de bônus no ataque e causa +2d6 de dano. Você só pode usar esta habilidade uma vez por combate. No 3º e 5º níveis o bônus no ataque aumenta em +1, e você recebe +2d6 de dano.

Defesa Estratégica*: o Mestre de Iaijutsu adiciona um valor igual ao seu modificador de Inteligência (se for positivo) à sua CA enquanto empunha uma katana.

Lâmina Relâmpago*: um Mestre de Iaijutsu de 2º nível ou superior, adiciona seu modificador de Inteligência aos testes de Iniciativa, além do modificador de Destreza.

Movimento Rápido*: No 2º e no 4º nível, seu deslocamento aumenta em +3m.

Ataque do Vácuo: No 3º nível, você é capaz de atingir vários inimigos ao sacar sua katana. Ao usar o Golpe de Iajutsu, ao invés de atingir um único alvo, você pode optar por atacar até 3 alvos adjacentes entre si, entretanto, você causa apenas +1d6 de dano em cada um. No 5º nível o  aumenta para +2d6 de dano.

Atacar com a Mente Vazia: ao começar um combate, o mestre de Iaijutsu que esteja à distância de combate corpo-a-corpo de um inimigo ganha uma rodada surpresa, apenas para atacar com a katana, mesmo que seus oponentes estejam cientes de sua presença.

* Todas estas habilidades exigem liberdade de movimentos; você não pode usá-la se estiver imobilizado, ou usando qualquer tipo de armadura ou escudo.
Nota: Classes de prestígio (CPs) são classes mais especializadas, que oferecem mais poder em troca de menos versatilidade. Personagens podem adquirir níveis em CPs utilziando as regras de Muliclasse (Tormenta RPG, pg.25). Entretanto, para adquirir níveis em CPs, é necessário que seu personagem atenda aos pré-requisitos exigidos. Diferente das classes básicas, CPs não possuem listas de perícias e talentos iniciais. Assim, não se recebe um talento ou uma perícia no 1º nível de uma CP. Este é um dos preços a se pagar pelas habilidades mais poderosas destas classes.

Ser Mestre de Iaijutsu precisa de estilo!

A imagem de abertura e a 2º imagem são os personagens Seijuurou Hiko e Kenshin Himura personagens da série Rurouni Kenshin (Samurai X) de autoria de Nobuhiro Watsuki. A ultima imagem é uma Fanart do personagem Ukyo Tachibana da série Samura Shodown a Fanart é de autoria de Artgerm.

Sobre Renan "Slay" Cação
Monge descendente de Dragões Tamurianos e Youkais, jogador de RPG a quase 10 anos, fã de Tormenta, mestre Pokémon, Nerd assumido, sonha em ser o Rei dos Piratas nas horas vagas.

22 Responses to Nova Tamu-ra: Mestre de Iaijutsu

  1. Edu Guimarães diz:

    Como um dos mestres que teve dores de cabeça com a perícia “Iajutsu Focus”, agradeço sua extinção.😀

    Eu gostei da classe, ficou bem clean. E apesar do dano absurdo, ele é bastante limitado, já que pode ser usado apenas 1 vez por combate.

  2. Hodrigo diz:

    +6d6 é algo meio… A, é mesmo, Tormenta tem mais HP inicial que os outros sistemas, então tá valendo.

  3. Masamune diz:

    Gostei muito, limpa, prática e equilibrada. E eu também tinha dores de cabeça com essa maldita pericia, hahaha.

  4. Boa CdP pra Samurais.

  5. fernando brauner diz:

    excelente

  6. Bem enxuta e equilibrada, gostei! Só uma coisa: a habilidade Defesa Estratégica menciona a condição “sem o modificador de Des na CA” que não existe mais no TRPG.
    Aí fica necessário substituir pela condições Desprevenido e Caído(que no TRPG, estas duas condições estão presentes em todas as que “tiram o bonus de DES na CA” do d20).

    Tirando essa “errata”, tudo muito bom mesmo.

    Cyaz

  7. Gostei muito. Concordo com os amigos acima.

    Além de ter ficado fácil de usar, se um mestre quiser pode criar talentos para melhorar as habilidades sem ferrar com tudo. Que os deuses protejam quem deu a idéia da iniciativa d20….

    Acho que vai aparecer algum mestre de Iai no meu texto sobre Tamura (http://mestreurbano.wordpress.com/category/contos-romances/contos/imperio-de-jade/
    )

    Abs

  8. Garoto da Cidade diz:

    Gosto MTO do Blog … Queria fzer um comentário …
    Ñ seriainteressanteincluir o “Espadas Ancestrais” !?
    O Mestre Bebado por exemplo ñ deixa de aprimorar seu dano desarmado por niveis na Cdp, pelo contrário, soma com os niveis de Monge…

  9. Hashimoto Daisuke diz:

    Aqui segue minha opinião para discussão:
    No Guia do Jogador 3.5 da Tormenta na pág 42 descreve a Habilidade “Espadas Ancestrais”.

    Resumindo:
    “…Conforme o Samurai avança de nível os espíritos ancestrais podem despertar poderes mágicos em suas espadas…”
    “… depende de quão a arma é utilizada …”

    Eu acredito que a perda dessa característica faça com que essa Cdp seja desinteressante para os jogadores que jogam com a classe Samurai.

    Talvez se incluir algo do Tipo.
    Espadas Ancestrais: Se o personagem tiver como Classe Básica Principal Samurai somará, então, os níveis DESSA classe para definir o level de suas espadas ancestrais.

    Fica minha sugestão. Espero contribuir para uma discussão agradável …

  10. Renan "Slay" Cação diz:

    Obrigado pelos comentários pessoal.
    Bem arrumei a Habilidade Defesa Estratégica como indicada pelo Rodrigo Quaresma.
    E segui as indicações do Garoto da Cidade e do Hashimoto Daisuke e inclui a Habilidade de Samurai, explicando sobre as armas ancestrais caso o personagem possua nível na Classe Samurai.
    Também nas habilidades que precisa de movimento e não podem ser utilizadas armaduras, tirei a descrição do texto da habilidade, coloquei um “*” e coloquei uma caixa de texto explicando as restrições de tais habilidades.

    Mais uma vez obrigado pelos comentários!

  11. Seraphyrot diz:

    ola, achei a cdp muito massa.

    mas eu tenho duas curiosidades:
    1ª se voce tem que ter bba +6 e ser treinado em iniciativa entao nao seria necessario ter graduaçoes como um pre-requisito!!!
    ja que no nivel 6 (considerando que seja um samurai )ele tera 9 graduaçoes em iniciativa e tambem levar em consideraçao que foco em pericia nao da graduaçao e sim um bonus!!!

    2ª Golpe de Iaijutsu: nao poderia ser utiizado um numero de vezes porbatalha igual a: 1+mod int ou apenas mod int???
    estou partindo do pre suposto que um mestre de iaijutsu poderia usar sua tenica varias veses em um mesmo combate!!!

    mesmo por que tem o golpe do vacuo, acho que seria intereçante fazer assim!!

    • Edu Guimarães diz:

      Não sou autor da CdP, então é só minha opnião:

      1) Não, porque é redundante. Como você falou, ele tem que ter no mínimo 9 graduações pq a BBA de pré-requisito é +6. Porque escrever texto desnecessário?

      2) Sim, o personagem guardaria a katana no meio do combate para sacá-la novamente, várias vezes. É meio irreal pensar no mestre iaijutsu guardando a espada o tempo todo para causar +2d6 de dano, né? (e acredite, isso acontecia quando havia a perícia Foco em Perícia). Além disso, o dano é brutal justamente por ser usado 1 vez no combate, se fosse usado mais vezes, ele seria diminuído para equilibrar.

      • Seraphyrot diz:

        no caso ele poderia usar acada serto numero de turnos para nao ficar tao desiquilibrado!!!
        supomos:
        que ele pudesse usar tres veses por encontro mas apenas a cada 5 turnos por exemplo!!
        esta era a ideia!!!

      • Edu Guimarães diz:

        Continuo achando estranho, a cada 5 turnos o samurai guardar sua arma no meio da batalha para usar o foco em iaijutsu.

        Confie, o Foco em Iaijutsu está equilibrado, e dá o gosto da classe: o 1º ataque do Mestre em iaijutsu é fantástico e sem igual, ele não deveria repetí-lo naquela batalha, perde a “beleza” do iaijutsu. E o dano brutal equilibra a limitação de 1x por combate. E mesmo meus jogadores mais munchkin ficaram satisfeitos.

        Novamente é só minha opnião com base na minha experiência como mestre, se você é o mestre, faça como achar melhor por sua conta e risco.

      • Seraphyrot diz:

        entao oque acontece é o seguinte, eu vejo o foco em iaijutsu, como um golpe rapido quase imperceptivel!! e ele poderia apenas usar este golpe uma vez por combate, acho que se ele é baseado em golpes rapidos ele poderia usar mais vezes este golpe!!

        aconsidero que poder realizar 3 ou + vezes um golpe com +6d6 de dano é um tanto quanto tenso!!

        esta tarde tive uma ideia e sim é meio doida!!
        mas se tiver curiosidade teste e depois me diga.
        estava pensando algo assim;

        a classe possuir pontos de saque, como seria?
        (na verdade tem varias formas vou falar algumas)
        o char ganharia uma certa quantidade d pontos de saque das seguintes formas:
        2 por nivel de classe ou 1+mod int +1 por nivel ou outras formas (a primeira e a segnda sao mais intereçantes!!)
        onde poderia ser gasto 1 para ganhar +1 no ataque e +1d6 de dano ou 2 para ganhar +1 no ataque e +2d6 de dano isso no primeiro nivel (e supomos que ele esteja no 5 nivel ele poderia gastar 6 pontos de uma vez e nao poder usar mais seus golpes baseados nesta habilidade, ou faser pequenos golpes com mais frequencia.

        pois acho que ficaria mais intereçante!!

        entao se tiver como voce poderia testar e ver se fica leal esta ideia??

    • Renan "Slay" Cação diz:

      Então Seraphyrot o edu ja respondeu e temos o mesmo ponto de vista, fiz ela baseando-me no Kit de 3D&T como expliquei no começo do post, pois todos reclamavam que o focus desequilibrava o jogo e realmente eu concordo e sempre achei o Iajutsu do 3D&T melhor, claro que como mestre você pode almentar o numero de usos em combate ou até mesmo criar um talento que lhe forneça um numero maior de usos.

      Só tentei deixar a classe um tanto equilibrada.
      Obrigado pelos comentarios o/

  12. Cloud diz:

    Opa, gostei bastante da classe, equilibrada e focada. Só teria uma coisa a mudar para que se encaixe mais no conceito do Samurai. Mudar a habilidade chave das Habilidades Lamina Relampago e Defesa Estrategica para Sabedoria.

    Motivo: Nenhuma habilidade de classe do Samurai utiliza Inteligencia, tornando mais um atributo que ele tera que investir para ser eficiente, ao contrario de Sabedoria que é utilizada para determinar a utilização do Grito de Kiai.

  13. Wagner Loeher diz:

    Muito bom, gostei, mas tem uma coisa que eu simplesmente não concordo:

    – O pré-requisito de Acuidade com Arma.

    Sim katanas podem ser usadas com acuidade com arma, mas e se eu usar força mesmo? Gasto um talento só pra comprar a classe de prestigio? O p´roprio Seikuro, mestre do Kenshin usava mais força que destreza. Tirando isso acho que ficaria excelente.

  14. kawasumihong diz:

    Acho que para uma classe de prestígio que atacasse com iaijutsu, e depois embainhasse a arma para usar de novo, poderia ser um Mestre de Iaido.

  15. Battousai diz:

    Vou dar minha sugestão para a melhora da CdP que já está ótima. Na habilidade Ataque no Vácuo ao invés de dar a capacidade de atacar mais de um inimigo com o Iaijutsu dele deveria somar seu modificador de Inteligência pra cada d6 extra de dano ganho pela CdP:

    Ex: Um Samurai 5°/ Mestre do Iai de nível 5° e Inteligência 14 (+2) somaria 6d6+12 ao dano do seu primeiro golpe no combate. Temos que levar em conta que esse poder só pode ser feito uma vez por combate, o Ataque Furtivo por exemplo além de causar mais dano (10d6) pode ser repetido infinitas vezes num mesmo combate.

    PS: Mais uma coisa, acuidade em arma fica estranho como pré-requisito pq o Katana não pode ser usado em conjunto com esse talento, acho que ficou faltando a CdP fornecer essa capacidade de combinar a espada japonesa com Acuidade em Arma.

  16. Danilo diz:

    Gostei,so achei meio estranho não poder usar outras vezes no combate,se for ver o Kenshin ja usou a tecnica varias ves no mesmo combate.

  17. Jeff "O Terceiro" diz:

    Peça aos seus GMs que, gastando um ponto de ação, a técnica possa ser utilizada novamente.
    Que tal?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: