Classe de Prestígio: Dançarino das Sombras

Depois de uma longa pausa, voltamos com as adaptações das classes de prestígio do Livro do Mestre 3.5 para Tormenta RPG. E neste domingo temos os misteriosos dançarinos das sombras!

Relatos sobre dançarinos das sombras remontam a antiguidade e podem ser encontrado em diversas culturas: uma quase extinta tribo bárbara que guarda segredos sombrios, diversos clãs ninjas de Tamu-ra, uma antiga sociedade secreta de Lenórienn ou uma misteriosa caravana de artistas circences. Em todos estes casos há relatos de indivíduos que movem-se com a graça de dançarinos através das sombras. Muitos atribuem estas “coincidências” a ação de Hynnin e Tenebra, que teriam ensinado a alguns escolhidos os segredos para moverem-se nas trevas.

Nos dias de hoje, dançarinos das sombras são comumente empregados como espiões graças as suas habilidades furtivas. Alguns agem de forma independente, mas a maioria está associada a uma organização. Conhecidas como “guildas das sombras”, elas arranjam serviços além de recrutar e treinar novos agentes. Apesar de similares, cada guilda possui sua própria origem, propósitos e técnicas secretas. Dizem que existe um guilda das sombras a serviço do Reinado, que executa missões de espionagem no Império de Tauron e na Liga Independente, ou ainda em reinos problemáticos como Porthmoust e Sckarshantallas. Por sua vez, sabe-se que estas coalizações e reinos também contratam os serviços de outras guildas das sombras, não sendo incomum que duas ou mais guildas entrem em conflito durante uma missão.

Muitos dançarinos possuem identidades secretas, principalmente como artistas (cuidado com o malabarista de circo ou com a bela dançarina da taverna). Existem guildas que costumam ser bem flexíveis, de forma que seus membros podem se aventurar por si mesmos e recusar alguns serviços se desejarem. Ladinos, bardos e monges são os principais recrutados a tornarem-se dançarinos das sombras, embora bárbaros, rangers e swashbucklers não cheguem a ser incomuns entre eles.

Dançarino das Sombras:

nível BBA Habilidades de Classe
1 +0 Mimetismo sombrio, Salto das sombras 3m (1/dia), Visão no escuro
2 +1 Técnica sombria, Evasão
3 +2 Ataque Furtivo +1d6, Salto das sombras 6m (2/dia)
4 +3 Técnica ladina, Esquiva sobrenatural
5 +3 Salto das sombras 12m (3/dia)
6 +4 Técnica sombria, Esquiva sobrenatural aprimorada
7 +5 Ataque Furtivo +2d6, Salto das sombras 24m (4/dia)
8 +6 Técnica ladina, Evasão aprimorada
9 +6 Salto das sombras 48m (5/dia)
10 +7 Técnica sombria, Andar das sombras

 

Um clássico!

Pré-requisitos:

Perícias: Treinado em Furtividade, Acrobacia e Atuação [Dança] (10 graduações cada).

Talentos: Esquiva, Mobilidade, Reflexos em Combate.

Características de Classe:

Pontos de Vida /nível: 4 (+modificador de Constituição)

Habilidades de Classe:

Mimetismo sombrio: Você pode usar a perícia Furtividade para esconder-se mesmo se estiver sendo observado, em local aberto e sem nenhuma cobertura, desde que estejam até 3m de qualquer tipo de sombra (exceto a sua própria).

Salto das sombras: Com uma ação de movimento você é capaz de viajar através das sombras, teletransportando-se de uma sombra para outra mais distante. Você pode usar sua própria sombra como ponto de origem. Inicialmente, você é capaz de se transportar entre sombras até 3m distantes entre si, e apenas 1 vez por dia. A cada nível ímpar subseqüente, esta distância é dobrada e você ganha uma nova utilização diária.

Visão no escuro: Você pode enxergar no escuro até 18m, apenas em preto e branco. Você ignora camuflagem (mas não camuflagem total) por escuridão.

Técnica sombria: A partir do 2º nível, você é iniciado nas mais secretas técnicas dos dançarinos da sombra. Escolha uma entre as técnicas sombrias listadas abaixo. No 6º e 10º níveis você recebe uma nova técnica sombria desta lista.

* Invocação das Sombras: Você pode invocar um elemental das trevas médio, de tendência igual a sua. O elemental pode comunicar-se telepaticamente com você (embora de forma limitada) e é totalmente obediente. Dar uma ordem ao elemental exige uma ação de movimento.Ele permanece sempre ao seu lado, escondendo-se em sua sombra.

O nível de espírito do elemental é igual ao seu nível de dançarino das sombras. A criatura progride como consta na tabela “Benefício por Nível de Personagem” (Tormentão, pg.45), a cada nível ele ganha +1 de bônus base de ataque e +4 PV. Caso uma sombra seja destruida ou se afaste mais de 500m de seu senhor, ela desaparecá, surgindo novamente para seu mestre após passado 1 dia.

Sombra Elemental: espírito (trevas*) 2, tamanho Médio; visão no escuro; desl. vôo 12m; PV 10; CA 16 (+1 nível, +2 Des, +2 natural);  toque +5 (ataque de toque, 1d6+4 de dano de energia negativa); Fort +3, Ref +5, Von +4, incorpóreo; For 16, Des 14, Con 11, Int 6, Sab 12, Car 9. Perícias e Talentos: Ladinagem +7, Percepção +6; Vitalidade, Esquiva.

  • Elemental das trevas: recupera PV quando recebe dano por energia negativa e perde PV quando curados por energia positiva, semelhante aos mortos-vivos. No entanto, não pode ser expulsos/fascinados por Expulsar/Fascinar Mortos-vivos
  • Criatura das sombras: Uma sombra elemental precisa de luz para surgir, caso o ambiente não projete sombras a sombra elemental fica imóvel até que sombras voltem a poder ser projetadas.
  • Forma fluida: A sombra é capaz de atravessar quaisquer passagens estreitas, como frestas; ela ainda pode atacar nestes espaços.

Você pode adquirir esta técnica mais vezes, recebendo um novo elemental a cada compra.

* Tentáculos das sombras: Com uma ação livre, você conjura tentáculos sombrios que emergem da sua própria sombra, atacando e imobilizando os inimigos num raio de 18m a partir de você.

Tentáculo: ataque = BBA +4 (1d6+4 +1/2 nível, esmagamento). Agarrar Aprimorado: se acertar uma criatura, o tentáculo pode fazer uma manobra de agarra (BBA+4) com uma ação livre. Constrição: no começo do seu turno, todas as criaturas agarradas pelos tentáculos recebem seu dano automaticamente.

Você é capaz de invocar um número de tentáculos por dia igual a 3 +modificador de Carisma. Com uma ação completa você pode atacar com todos os tentáculos que conjurou, recebendo -4 em todos os ataques.Os tentáculos podem realizar outras ações, como apanhar objetos (Força 18).

Os tentáculos desaparecem 1min após serem conjurados. Como construtos de sombras, eles precisam de alguma fonte de luz para surgirem: caso o ambiente não projete sombras eles ficam imóveis. Você pode adquirir esta técnica mais vezes, ganhando +3 tentáculos /dia, a cada compra.

* Ilusão Sombria: Você pode moldar as sombras para criar ilusões. Você é capaz de conjurar a magia Imagem Maior (Tormentão, pg.176) 3 vezes por dia.

* Criar Objetos de Sombra: Você molda as sombras para criar ferramentas, objetos e armas, que pode ser uma arma ou escudo mágico +1 do toque espectral, ou uma ferramenta obra-prima (+2 nos testes da perícia apropriada). Você pode criar ou desfazer objetos com uma ação livre, mas só pode manter um objeto criado por vez. Objetos de sombra desaparecem ao serem manuseados por outra pessoa. Você pode adquirir esta técnica mais vezes, podendo manter mais um objeto criado.

* Dança sombria: Se um ataque superou sua CA ou Reflexos, faça um teste de Atuação [dança] contra este ataque, se bem sucedido você esquivou-se do ataque com um passo de dança. Você pode usar esta habilidade um número de vezes por dia igual a 1 + seu modificador de Carisma.

* Ler sombras: As sombras são um reflexo do corpo e da alma dos objetos. Ao tocar a sombra de uma criatura, você pode determinar sua tendência (de forma similar as magias Detectar o Mal/Bem/Ordem/Caos, Tormentão, pg.167) e seu tipo de criatura. Ao tocar a sombra de um objeto você pode determinar se ele é mágico e suas propriedades (similar a magia Identificação, Tormentão, pg.176).

Evasão: a partir do 2º nível, quando sofre um ataque que permite um teste de Reflexos para reduzir o dano à metade, você não sofre nenhum dano se for bem sucedido. Você ainda sofre dano normal de falhas no teste de Reflexos. Esta habilidade exige liberdade dos movimentos; você não pode usá-la se estiver imobilizado, ou usando armadura média ou pesada.

Ataque Furtivo: a partir do 3º nível, quando atinge um alvo desprevinido ou flanqueado com um ataque corpo-a-corpo (ou à distância a até 9m), você causa +1d6 pontos de dano adicional. Uma criatura imune a acertos críticos também é imune a ataques furtivos.

No 7º nível, este dano aumenta para +2d6. Este dano adicional é cumulativo com a habilidade ataque furtivo de outras classes.

Técnica Ladina: no 4º e 8º níveis você recebe uma Técnica Ladina (Tormentão, pg.61). Veja também uma lista  não-oficial de novas técnicas ladinas “ao estilo ninja” aqui.

Esquiva Sobrenatural: no 4º nível, seus instintos ficam tão apurados que você consegue reagir ao perigo antes que seus sentidos percebam. Você nunca fica desprevinido (veja “Surpresa” no Capítulo 8: Combate).

Caso já tenha recebido esquiva sobrenatural de outra classe, você recebe esquiva sobrenatural aprimorada.

Esquiva Sobrenatural Aprimorada: a partir do 6º nível, você consegue lutar contra diversos inimigos como se fossem apenas um. Você não pode ser flanqueado.

Evasão Aprimorada: a partir do 8º nível, quando sofre um ataque que permite teste de Reflexos para reduzir o dano à metade, você não sofre dano algum se for bem-sucedido, e sofre apenas metade do dano se falhas.

Andar das Sombras: no 10º nível, você pode conjurar a magia Andar das Sombras (Tormentão, pg.152) uma vez por dia.

Nota: Classes de prestígio (CPs) são classes mais especializadas, que oferecem mais poder em troca de menos versatilidade. Personagens podem adquirir níveis em CPs utilziando as regras de Muliclasse (Tormenta RPG, pg.25). Entretanto, para adquirir níveis em CPs, é necessário que seu personagem atenda aos pré-requisitos exigidos. Diferente das classes básicas, CPs não possuem listas de perícias e talentos iniciais. Assim, não se recebe um talento ou uma perícia no 1º nível de uma CP. Este é um dos preços a se pagar pelas habilidades mais poderosas destas classes.

A imagem de abertura do post pertence a artista Nataliy Nirrael Klymenko. A outra imagem: a clássica do dançarino das sombras, é propriedade da Wizards of the Coast.

Nataliy Nirrael Klymenko

Sobre Edu Guimarães
Mestra RPG desde os 10 anos e nunca mais parou. Tormenta foi seu 1º cenário de fantasia medieval, e desde então, seu favorito. É nerd, biólogo e Leal e Bom.

6 Responses to Classe de Prestígio: Dançarino das Sombras

  1. Di Benedetto diz:

    Shadow Dancer! Clássica!

    Embora a classe seja genérica você podia fazer algumas alterações no backrground. Assim podia aproveitar ela como material sobre a Liga Independente.

    Talvez como uma Guilda contratada pelos reinos ou uma arte secreta dos Lulack- Nóck… só confabulando…😄

  2. Fernando Brauner diz:

    A escuridão é um dominio de Tenebra. Qual a relação dela (deusa neutra) com os dançarinos das sombras?

  3. Jackson diz:

    Voces poderiam adaptar tbm a CdP “Dervixe”, estou em uma campanha e gostaria muito de poder contar com essa classe para TRPG porém não faço idéia de como adapta-la. =//

    Tks’

    • Edu Guimarães diz:

      Dervixe? Nunca ouvi falar.

      Eu particularmente ando muito ocupado adaptando as CdPs do LdM 3.5, mas quem sabe? De qualquer forma, acho q vou fazer um artigo sobre CdPs, adaptação e construção, isso poderá ajudar.

      Abração

      • Jackson diz:

        É uma CdP do Completo do Guerreiro, basicamente é uma classe agil que combate bem com 2 armas. Mas se puder postar alguma ajuda para fazer adaptãções seria ótimo tbm, pois tem outras classes que adoraria adaptar.

        Obrigado !

  4. Muito melhor que o Shadow dancer do Guia de Classes de Prestígio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: