O Grande Norte: Gigaceronte

Continuamos com mais um post para a Iniciativa Tormenta RPG, cujo tema desta semana é “O Grande Norte”. Apresento um grande animal das estepes do norte: o gigaceronte, com fichas para TRPG e 3D&T.

Conhecido pelo povo das estepes do norte como karkadann, o gigaceronte é parente próximo dos rinocerontes, mas bem maior que seus primos. Possuem média de 5m de comprimento e 2,2m de altura, chegando a pesar mais de 5 toneladas. Sua pelagem é expessa, de tons que podem variar do castanho ao negro. Por fim possuem um enorme chifre que brota na testa, usado para defender-se dos poucos predadores que ousam enfrentá-los. Estes animais vivem em manadas e alimentam-se das gramíneas e ervas das estepes, por vezes cavando na neve para obtê-las.

Os karkadann são usados como principal animal de montaria pelo povo das estepes, e tidos por eles como animais sagrados, filhos de Khoritumat, o Colosso das Estepes (Allihanna). Pelo código lamuth (o Yassak), é proibida a caça ou maltrato destes animais, e mesmo os karkadann domados possuem direitos, como dias de folga e aposentadoria (por causa disto é comum um cavaleiro lamuth possuir pelo menos dois karkadann). Uma vez treinados, estes animais tornam-se oponentes ainda mais perigosos, unos com seu cavaleiro.

A cerimônia de passagem para vida adulta de um jovem lamuth consiste em domar um karkadann selvagem (geralmente jovem), missão que pode levar semanas, ou mesmo resultar na morte do domador. Um vez que consiga domar o animal, o jovem deve oferecê-lo ao chefe de seu clã, sendo então reconhecido como adulto. O chefe pode presentear quem quiser com o animal, muitas vezes devolvendo-o ao jovem.

Dizem que o chifre do gigaceronte possui propriedades místicas, sendo muito utilizado como ingrediente mágico por xamãs e feiticeiros lamuth (geralmente advindos de animais que morreram de velhice). O chifre é resistente, mas é capaz de regenerar-se caso quebrado, embora o processo seja lento, podendo levar mais de um ano para que um chifre retorne ao tamanho original. Outros povos, como os habitantes do litoral, do deserto ou do extremo norte, fazem incursões as estepes para caçar gigacerontes em busca de seus chifres, ato visto como heresia pelos lamuth.

 

Gigaceronte das estepes (karkadann)

 

EDIT: Mudei a habilidade “investida com chifre” do Gigaceronte, ela agora causa dano duplicado ao invés de triplicado, tornando-o mais equilibrado. Isso porque o chifre já é uma categoria de tamanho maior que o animal e essa habilidade é sem restrição. Em compensação, o gigaceronte jovem agora também recebe esta habilidade.

Gigaceronte Jovem [ND 4]
Animal 5, Grande (comprido), Neutro
PV: 45; Desl. 12m; Sentidos: Percepção +9; Iniciativa +2.
CA: 19 (10 -1 tamanho +2 nível +8 natural)
Resistências: Fort +11, Ref +4, Von +3
Ataques corpo-a-corpo: chifre +11, haste (1d12+9); 2 cascos +10 (1d6+9 cada).
Habilidades: For 24 (+7), Des 10 (+0), Con 20 (+5), Int 2 (-4), Sab 13 (+1), Car 2 (-4)
Perícias e Talentos: Percepção +9; Fortitude Maior, Foco em Arma [Chifre].
Tesouros: O chifre do gigaceronte jovem vale 80 TO se você procurar as pessoas certas.
Atropelar: Com uma ação completa, o gigaceronte jovem pode percorrer até o dobro do seu deslocamento passando por qualquer criatura de tamanho médio ou menor. Um personagem atropelado recebe dano por chifre (sendo arremessado 3m) ou pisoteada (os 2 cascos), a escolha do gigaceronte.
Investida com Chifre: Quando faz um ataque de investida com o chifre, o dano do chifre é duplicado.
Gigaceronte Adulto [ND 8]
Animal 10, Enorme (comprido), Neutro
PV: 100; Desl. 12m; Sentidos: Percepção +14; Iniciativa +5.
CA: 23 (10 -2 tamanho +5 nível +10 natural)
Resistências: Fort +15, Ref +7, Von +6
Ataques corpo-a-corpo: chifre +17, haste (2d8+14); 2 cascos +16 (1d8+14 cada).
Habilidades: For 28 (+9), Des 10 (+0), Con 22 (+6), Int 2 (-4), Sab 13 (+1), Car 2 (-4)
Perícias e Talentos: Percepção +14; Fortitude Maior, Foco em Arma [chifre].
Tesouros: O chifre do gigaceronte adulto vale 300 TO se você procurar as pessoas certas.
Atropelar: Com uma ação completa, o gigaceronte adulto pode percorrer até o dobro do seu deslocamento passando por qualquer criatura de tamanho grande ou menor. Um personagem atropelado recebe dano por chifre (sendo arremessado 3m) ou pisoteada (os 2 cascos) a escolha do gigaceronte.
Investida com Chifre: Quando faz um ataque de investida com o chifre, o dano do chifre é duplicado.
3D&T:
Gigaceronte Jovem (8 pts): F3 [perfuração/Esmagamento*], H0, R3, A1, PdF0, 15 PV. Arena [planícies]** (1pt)
Gigaceronte Adulto (12 pts): F5 [perfuração/Esmagamento*], H0, R4, A2, PdF0, 20 PV. Arena [planícies]** (1pt)
Atropelar: Gastando uma ação e um movimento, o gigaceronte pode atropelar todos aqueles no seu caminho (linha reta de 20m). Qualquer criatura que estiver na sua frente deve ser bem sucedida em esquivar-se ou receberá um ataque do gigaceronte. No entanto, o gigaceronte abaixa a guarda, recebendo -2 na FD até o fim do próximo turno.
* O gigacertonte pode escolher em atacar com chifres (dano de perfuração) ou cascos (dano de esmagamento).
** O gigaceronte move-se 20m em situações de combate, quando em sua arena.

Sobre Edu Guimarães
Mestra RPG desde os 10 anos e nunca mais parou. Tormenta foi seu 1º cenário de fantasia medieval, e desde então, seu favorito. É nerd, biólogo e Leal e Bom.

2 Responses to O Grande Norte: Gigaceronte

  1. Isso é que é um corno poderoso! Bom trabalho!

  2. muito legal esse seu trabalho.
    Tambem curti o fato de ter link ao meu blog, para a matéria sobre rinocerontes.
    abraços

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