O Grande Norte: Lamuth – Povo das Estepes

Entre as geleiras do Extremo Norte e o Deserto da Perdição estende-se uma longa faixa de terra formada por estepes, grandes pradarias de clima mais frio e seco. Diferente das estepes próximas as Montanhas Uivantes (O Reinado, pg.141), as Estepes do Norte tem grande extensão e são habitadas por grandes animais, como mamutes e gigacerontes.

Soberanos sobre estas planícies, reinam os Lamuth, o povo das estepes.

Os lamuth são um povo de parentesco distante com os tamurianos e com os bárbaros das Mts. Sanguinárias. Rústicos e embrutecidos pela natureza das estepes, são nômades, vivendo da guerra, da caça de grandes animais (como mamutes) e da criação de rebanhos, ofícios que praticam com maestria. Cavalgam o gigaceronte (chamados por eles de karkadann), animal robusto como eles próprios. Todo homem aprende a cavalgar estas bestas ainda jovens, e também a manusear armas (principalmente o arco curto composto).

 

Povo lamuth

 

O povo das estepes dividem-se em clãs e tribos. Os membros de um mesmo núcleo familiar, ou seja, o chefe, suas esposas, filhos, servos e escravos, compunham um clã. Cada clã vive junto com outros clãs aparentados, pertencentes a irmãos, tios e primos do chefe. Todos estes clãs formam uma tribo, que é liderada por um rei, ou khan. Existem dezenas de tribos lamuth pelas estepes e guerras entre elas são comuns.

 

As estepes do norte: um gigaceronte com 2 mamutes ao fundo.

 

Os lamuth veneram Khoritumat, o Colosso das Estepes (um gigaceronte colossal), que segundo estudiosos, seria mais um aspecto animal de Allihanna, deusa da natureza. O xamã é o líder espiritual da tribo (geralmente chefe de um clã que possui tradicionalmente esta função), atuando como curandeiro, sacerdote e conselheiro do khan. Lamuth possuem um idioma próprio, mas não conhecem a escrita. A exceção são comerciantes, que aprenderam tanto o idioma quanto escrita do povo do deserto, do povo do norte ou dos tamurianos.

Todo homem adulto lamuth deve estar apto a lutar e a integrar o exército em caso de guerra (xamãs são a exceção). Os lamuth possuem um rígido código de honra, chamado Yassak. Este código prega o dever para com seu clã e sua tribo, obediência ao chefe do clã e ao khan, jamais abandonar um companheiro em batalha, dividir igualmente quaisquer pilhagens, não disvirginar moças sem antes casar com elas, e uma série de outras regras e códigos intricados de honra, moral e higiene (como não defecar na tenda, principalmente na de um vizinho). Violações ao Yassak costumam ser punidas com a morte.

No passado, os lamuth se espalhavam não apenas pelas estepes do norte mas também pelas montanhas baixas da costa nordeste, chegando ao Deserto da Perdição, onde mantinham um lucrativo comércio ligando os reinos do deserto e do extremo norte. Isto mudou com a chegada das áreas de tormenta das Montanhas Baixas e do Deserto da Perdição, que empurrou as tribos locais sobreviventes para as estepes do norte. Hoje, as tribos guerreiam entre si por espaço e atacam os reinos e povoados mais ao norte.

 

Esboço de como seriam as terras do Norte.

 

Ganchos para aventuras:

  • Os aventureiros estão indo rumo ao Grande Norte vindos do Deserto da Perdição. Para isto, precisaram de guias lamuth, que conhecem bem a estreita rota entre as duas grandes áreas de tormenta que isolam o deserto da perdição das estespes do norte.
  • Numa expedição ao norte os aventureiros encontram os lamuth. Algumas tribos são extremamente hostis com forasteiros, e tentarão capturá-los como escravos, ou pilhar seus itens e riquezas. Esteja preparado para enfrentar os Gigacerontes.
  • Um jovem e destemido khan deseja acabar com as guerras entre as tribos, unindo-as numa grande nação sob sua liderança. Cabe aos aventureiros ajudá-lo ou impedí-lo.
  • Os aventureiros desejam desbravar a inexplorada área de tormenta das Mts. Baixas do norte, e alguns cavaleiros lamuth podem ajudá-los guiando-os pela região. Muitos deles desejam vingança contra os “demônios-inseto”.
  • Uma tribo lamuth foi corrompida pela tormenta e agora marcha em direção aos reinos do norte!

Sobre Edu Guimarães
Mestra RPG desde os 10 anos e nunca mais parou. Tormenta foi seu 1º cenário de fantasia medieval, e desde então, seu favorito. É nerd, biólogo e Leal e Bom.

6 Responses to O Grande Norte: Lamuth – Povo das Estepes

  1. Já que tu pesquisou mesmo, Khan é um tipo de posto/título dos mongóis, ou é o nome do Gengis mesmo?
    [E bom trabalho!]

  2. Eu juro a você que eu não lembro de ter feito o comentário acima ><

    AGORA, que eu li o post sóbrio(o outro comentário eu tava bêbado de sono >>), posso comentar direito. Muito bom mesmo, me lembrou de um ou dois filmes que eu vi sobre o gengis khan e os mongóis em geral. Já me ajudou com alguns detalhes que estavam faltando para minha contribuição na Iniciativa TRPG.
    G'Job!

  3. hatamoto diz:

    gostei muito do teu material

  4. Gruingas diz:

    Quaresma, Kahn ou cã é um título, é o chefe da tribo.

    Gengis Kahn foi o cã dos cãs, o homem que uniu todas as tribos para tocar o terror no mundo!

    E Edu: muito legal!! Eu já tinha pensado, quando terminei de ler a trilogia do Conn Iggulden sobre Gengis, que poderia haver mongóis em Arton, mas esqueci a idéia.
    E você agora a concretizou muito bem! Parabéns!

  5. Edu Guimarães diz:

    Valeu pelos elogios, quando preparei o material fiquei em dúvida se o pessoal ia gostar de mongóis em Arton…

    Quanto a questão do Khan, complementando o que o Gruingas falou, Khan é o título dado ao “rei da tribo”, escolhido pelo conselho de clãs. Temudjin foi o khan que unificou todas as tribos da mongólia sob sua bandeira, recebendo a alcunha de Gengis Khan, que significa Grande Khan, aquele que está acima de todos os khans. Com isto surgiu um novo título: Khagan, que seria o “imperador” mongol. Título passado para os herdeiros de Gengis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: