Foco em Implemento para Magos

Em Tormenta RPG o mago pode escolher entre vínculo arcano com um familiar ou um item (cajado, varinha, arma, chapéu, etc.). No entanto, a mecânica para vínculo de itens me desagradou. O mago simplismente recebe uma magia extra por dia + talentos metamágicos. Apesar de poderoso, o benefício não possui personalidade ligada ao item. Além disso, o mago se torna dependente do item que possui, tendo dificuldades de lançar magias sem ele.

Devido a este desagrado, proponho uma mecânica opcional ao vínculo arcano com itens: o foco em implemento, onde o mago se especializa no uso de determinado tipo de item (orbe, cajado, varinha, etc.), ganhando benefícios quando de posse de um implemento deste tipo. Esta mecânica foi inspirada na habilidade homônima dos magos do D&D 4ª edição.

Opção Variante para Magos – Implementos

O que é um Implemento? Implementos são itens utilizados por magos para canalizar suas magias. Cajados, varinhas e orbes são os tipos mais comuns, mas há magos que utilizam armas e amuletos. Todo implemento deve ser um objeto obra-prima.

Foco em Implemento: No 1º nível, o mago pode escolher entre um vínculo arcano (Tormentão, pg.63) ou um foco em implemento. Se escolher o último, recebe um benefício de acordo com o tipo de implemento escolhido. O mago deve estar segurando o implemento para receber seus benefícios:

Cajados: Excelente para se defender num combate corpo-a-corpo, e ainda podem ser usados como arma branca (bordão). Você recebe bônus +1 na CA.

Varinhas: A escolhida pelos conjuradores que almejam maior precisão em seus ataques mágicos. Você recebe +1 nos ataques à distância e de toque à distância de suas magias.

Orbes: Estas esferas permitem ao mago uma maior concentração ao lançar suas magias. Suas magias recebem CD +1 quando conjuradas com um orbe.

Armas: Escolha uma arma de ataque corpo-a-corpo. Você pode usar o ataque e alcance da arma escolhida para fazer ataques com magias de toque. O ataque faz parte da ação de conjuração da magia.

Acessórios: Escolha um tipo de acessório, normalmente amuletos ou anéis, mas pode ser um outro tipo de objeto. Acessórios são objetos de sorte, usados como implemento por magos supersticiosos. Você recebe +2 em um teste de resistência a sua escolha.

 

 

Vínculo arcano uma ova! A parada é +1 na CA com foco em cajados!!!

 

Implementos Mágicos:

Alguns implementos podem ser mágicos, fornecendo benefícios adicionais ao seu portador (como bônus na conjuração de magias de determinado tipo). NOTA: Segue abaixo alguns exemplos feitos de forma apressada. Eu gostaria que tivesse uma mecânica mais clara para preços de itens mágicos… Ficar na intuição ou na adivinhação nunca foi minha praia. OBS: TO = Tibar de Ouro (=PO).

Cajado Necromântico: Feito com ossos de alguma criatura mágica poderosa (geralmente um dragão). Este cajado confere bônus +2 na CD de magias com descritor “necromancia”. Além disso, mortos-vivos erguidos com auxílio do cajado recebem +1 em seus testes de resistência. Preço: 4.300 TO.

Cajado Abjurador: Este cajado bem entelhado é feito de madeira branca das árvores celestiais, e possui uma grande gema na extremidade. Ele confere +2 na CD de magias com o descritor “abjuração” e +1 nos testes de dissipar magia e outras magias de abjuração similares. Preço: 4.300 TO.

Varinha Certeira: Esta longa varinha é feita de madeira flexível, com um rubi triangular na extremidade. Com esta varinha, ataques com magias de toque a distância disparados a menos de 9m do alvo recebem bônus +1 (cumulativos com quaisquer outros bônus). Preço: 4.000 TO.

Varinha Sagaz: Uma varinha curta feita de madeira tollon e com empunhadura trabalhada com gemas e metal. Magias de ataques à distância conjuradas com esta varinha contra alvos desprevinidos causam +1d6 de dano no alvo. Existem versões aperfeiçoadas, capazes de causar mais dano. Preço: (+1d6) 4.100 TO, (+2d6) 9.100 TO, (+3d6) 16.100 TO.

Orbe da Visão: Uma esfera cristalina que aparenta possuir uma névoa em seu interior. Este orbe permite que conjurar a magia Advinhação (Tormenta RPG, pg.150) uma vez por dia. Adicionalmente, ele dobra o alcance de magias com a palavra Detectar, e você pode se comunicar com portadores de outros orbes da visão, desde que conheça a palavra chave (cada orbe possui uma palavra-chave própria). Preço: 9.000 TO

Amuleto de Nimb: Este amuleto é um pequeno dado de 6 faces, pendurado numa fina corrente de ouro e usado como cordão.  Uma vez por dia, o mago pode ativar o poder do amuleto ao conjurar uma magia com este. Role 1d6, se o resultado for par a magia tem todos os efeitos numéricos variáveis aumentados ao máximo. Caso o resultado seja ímpar, ocorre o contrário, e todos os efeitos numéricos são reduzidos ao mínimo. Preço: 4.000 TO

Sobre Edu Guimarães
Mestra RPG desde os 10 anos e nunca mais parou. Tormenta foi seu 1º cenário de fantasia medieval, e desde então, seu favorito. É nerd, biólogo e Leal e Bom.

6 Responses to Foco em Implemento para Magos

  1. Gruingas diz:

    Interessante, mas talvez fosse melhor se o benefício aumentasse com os níveis.

    No primeiro nível +1 na CA pode ser melhor do que lançar um míssil mágico a mais… mas em poucos níveis um soco de arsenal maximizado pode valer mais.

    E o cajado deveria pelo menos aumentar o alcance do mago, no GURPS era assim e sempre achei que no d20 bem que poderia ser.

    • Edu Guimarães diz:

      Não havia pensado nisso Gruingas, valeu pela dica… vou ver se aperfeiçoo o conceito no futuro.

      Uma solução simples é aumentar os bônus do foco em implemento em +1 a cada 5 níveis.

  2. Acabei de conhece o site de vocês pelo http://montanhadosmonstros.blogspot.com.

    Caraca gostei muito desses implementos. Vou usar no próximo PC, valeu.
    Gostei tbm das classes de prestigio.

    Depois conheçam meu blog http://mestreurbano.wordpress.com

    Valeu.

    Abs.

    • Edu Guimarães diz:

      Bem vindo ao AdT Mestre Urbano!!!
      O Montanha dos Monstros já virou o “Irmão mais velho” deste bloguinho de Tormenta, o povo de lá manda muito bem.

      E o seu blog é bem legal e diverso também, tem futebol, livros, romances, rpg… hehe, quem precisa de mais? Gostaria de um tempo pra ler os contos, e se conseguir comento por lá.

      • Muito me honra, espero que goste.

        O mestre atual do meu grupo tá pirando no seu blog e no do montanha, continuem com o bom trabalho.

        Abs

  3. Saruman diz:

    Fikei com uma dúvida sobre o implemento. No caso mesmo que eu pegue o vínculo com o item ele teria esse bônus ou eu tenho que escolher o implemento do item e não ganhar o poder do item? Espero que tenha ficado clara a minha dúvida.

    Mas estou adorando o assunto mágico, adoro os conjuradores principalmente os magos. Parabéns

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: