Classe de Prestígio: Anão Defensor

Domingão é dia de classe de prestígio no AdT, e neste teremos uma adaptação para Tormenta RPG do Anão Defensor (ou Anão Protetor), direto do velho Livro do Mestre de D&D 3.5. Esta adaptação foi mais trabalhosa que a dos arqueiros arcanos, mas a base da CP foi mantida. Esta classe tem como conceito chaves a imobilidade e resistência anãs, somadas a uma defesa absoluta! Comentem o que acharam e dêem seus pitacos.

Quanto ao nome da CP: O original em inglês é Dwarven Defender, traduzido na edição 3.0 para “Anão Defensor”. Por algum motivo obscuro a Devir re-traduziu para “Anão Protetor” no D&D 3.5 (é… coisas da Devir…). Resolvi usar a primeira tradução, por parecer mais correta.

Nota: Classes de prestígio (CPs) são classes mais especializadas, que oferecem mais poder em troca de menos versatilidade. Personagens podem adquirir níveis em CPs utilziando as regras de Muliclasse (Tormenta RPG, pg.25). Entretanto, para adquirir níveis em CPs, é necessário que seu personagem atenda aos pré-requisitos exigidos. Diferente das classes básicas, CPs não possuem listas de perícias e talentos iniciais. Assim, não se recebe um talento ou uma perícia no 1º nível de uma CP. Este é um dos preços a se pagar pelas habilidades mais poderosas destas classes.

Anão Defensor

Doherimm, o reino dos anões, é uma nação em constante guerra, ameaçada por dezenas de exercítos de criaturas subterrâneas vís. Para proteger as fronteiras do reino contra estas ameaças os anões contam com uma força de elite, que incorporou em si os princípios da defesa absoluta. Estes anões tranformaram seus corpos em verdadeiras muralhas, impedindo o avanço dos inimigos e protegendo o reino e as tropas atrás de si, estes bravos soldados são conhecidos como anões defensores (ou defensores resolutos), e estão entre os maiores heróis do povo anão.

Os anões defensores são organizados em tropas especiais sediadas principalmente em postos avançados. Apenas os melhores são admitidos em suas fileiras e treinados nas técnicas de defesa e tenacidade superiores. As lendas anãs contam que tais técnicas teriam sido ensinadas pelo próprio deus Khalmyr, cujo avatar desceu em auxílio do povo anão durante a terrível guerra contra os trolls guillanin.

É raro um anão defensor ser visto na superfície, visto que seu dever está em Doherimm. No entanto, as vezes um ou mais membros são destacados para missões em território estrangeiro, geralmente envolvendo a escolta de diplomatas e nobres, ou a proteção de um item ou mercadoria valiosa. Recentemente Doherimm enviou alguns de seus soldados de elite para auxiliar as forças do Reinado contra a Tormenta e a Aliança Negra, como prova de boa vontade. Há também boatos de alguns anões defensores desertores, ressentidos com a queda de Khalmyr do panteão ou com a disputa pelo poder entre devotos de Khalmyr e Tenebra.

A maioria dos membros desta classe de prestígio é formada por guerreiros e paladinos, embora clérigos e rangers não cheguem a ser incomuns. Alguns raros monges e bárbaros anões também adotam esta classe.

nível BBA Habilidades de Classe
1 +1 Defesa intuitiva, Postura defensiva 1 /dia (básica)
2 +2 Esquiva sobrenatural
3 +3 Postura defensiva 2 /dia (guardiã)
4 +4 Sentir Armadilhas +1
5 +5 Postura defensiva 3 /dia (móvel)
6 +6 Montanha de ferro (RD 3/-), Esquiva sobrenatural aprimorada
7 +7 Postura defensiva 4 /dia (agressora)
8 +8 Sentir armadilhas +2
9 +9 Postura defensiva 5 /dia (guardião supremo)
10 +10 Montanha de ferro (RD 6/-)

 


O defensor resoluto anão é um verdadeiro blindado! Obrigado Pathfinder pelas imagens hardcore!

 

Pré-requisitos:

Raça: anão

Tendência: qualquer Leal

Bônus Base de Ataque: +7

Talentos: Especialização em Combate, Esquiva, Tolerância

Características de Classe:

Pontos de Vida: 6 (+ modificador de Constituição)

Habilidades de Classe:

Defesa Intuitiva: O anão defensor é capaz de intuir os movimentos de seu adversário, defendendo seus golpes. Você adiciona +1 de bônus na CA por nível de classe, até igualar seu modificador de Sabedoria.

Postura Defensiva: Os anões defensores são conhecidos por assumirem uma postura especial, ganhando defesa e resistência assombrosas enquanto mantiverem sua posição. Ao assumir postura defensiva, você recebe um bônus de moral de +4 na CA, +2 nos testes de resistência e +4 nos testes (inclusive os resistidos) de manobras de combate (agarrar, atropelar, desarmar, etc.). Além disso, recebe +2 de bônus de moral nos ataques corpo-a-corpo e no seu dano. Enquanto estiver nesta postura você não pode mover-se, se o fizer os efeitos serão perdidos.

Usar esta habilidade é uma ação livre, você pode permanecer nesta postura um número máximo de turnos igual a 5 + modificador de Constituição (você pode sair da postura antes, se desejar). Quando o efeito terminar você fica fatigado por 1 minuto (Força -2, Destreza -2, e não pode correr, fazer investida ou assumir postura defensiva novamente).Você só pode assumir esta postura uma vez por dia, recebendo uma utilização adicional a cada nível ímpar seguinte, junto com aprimoramentos desta habilidade.

No 3º nível, você é capaz de proteger os aliados que lutam ao seu lado. Uma vez por turno, quando um ataque inimigo superar a CA de um aliado adjacente a você, você pode se colocar entre os dois, recebendo o ataque no lugar do aliado. Este ataque deve superar sua CA normalmente para atingi-lo. Proteger um aliado adjacente não é considerado movimento, e você não pode proteger aliados contra ataques de área.

A partir do 5º nível você é capaz de mover-se 1,5m durante a postura defensiva, como uma ação de movimento.

No 7º nível você torna-se capaz de contra-atacar seus inimigos. Uma vez por turno, enquanto você estiver em postura, se um inimigo que atacá-lo corpo-a-corpo não superar sua CA , você pode contra-atacá-lo imediatamente com um ataque corpo-a-corpo (ação livre).

No 9º nível você não recebe mais restrição por turno para proteger aliados adjacentes, podendo proteger um ou mais aliados mais de uma vez no mesmo turno.

Esquiva Sobrenatural: No 2º nível você é capaz de reagir ao perigo antes que seus sentidos percebam. Você nunca fica desprevinido.

Caso já tenha recebido esquiva sobrenatural de outra classe, receba esquiva sobrenatural aprimorada.

Sentir Armadilhas: No 4º nível o anão defensor ganha um sentido apurado contra armadilhas. Você recebe +1 na CA contra ataques feitos por armadilhas, e em testes de Reflexos contra armadilhas. No 8º nível este bônus aumenta para +2. Estes bônus são cumulativos com quaisquer outros que você possua.

Esquiva Sobrenatural Aprimorada: Você é capaz de lutar com diversos inimigos como se fossem apenas um. Você não pode ser flanqueado.

Montanha de Ferro: A partir do 6º nível o anão defensor personifica a resistência e força do reino dos anões. Você recebe redução de dano 3/- e ganha +4 nos testes de resistência contra efeitos de medo e encantamento. No 10º nível a redução de dano aumenta para 6/- e torna-se imune a medo e encantamentos.

Sobre Edu Guimarães
Mestra RPG desde os 10 anos e nunca mais parou. Tormenta foi seu 1º cenário de fantasia medieval, e desde então, seu favorito. É nerd, biólogo e Leal e Bom.

2 Responses to Classe de Prestígio: Anão Defensor

  1. Wagner Loeher diz:

    Pô parabens! Agora sei o que fazer pra minha campanha, ficou excelente, muito boa mesmo.

    Sou fã de anões (enquanto os n00bs da vida são fãs de elfos) desde sempre, e o Anão Defensor é uma das minhas CdPs preferidas. Excelente adaptação.

    Gostaria de ressaltar que como muitas classes no TRPG, essa classe sofre o MAD (Multiple Attribute Dependence), imagino para que um Anão Defensor absoluto ele precise de Destreza 16 (usar o bonus máximo de destreza de uma armadura completa de mithral), Inteligencia 13 (pré-requisito de Especialização em Combate, seria ainda melhor ter int 14 para ser numero par e ter mod. +2), e o máximo de força (motivos óbvios) e Sabedoria (até um mod.+10 para receber beneficios completos da Defesa Intuitiva que um Anão Defensor 10 receberia).

    Isso é excelente na classe e no sistema, pois nos “obriga” a montar personagens equilibrados para podermos usufruir de todas as vantagens.

    Mais uma vez, parabens e bom trabalho.

  2. walter jose diz:

    Kra essas fichas das classes de prestígio que você postou, são muito boas mesmo e a propósito, estou usando algumas delas nas minhas campanhas, pra falar a verdade elas se tornaram a campanha, oque faltou foi uma ficha sobre a CLASSE DE PRESTÍGIO do guerreiro ou uma de um cavaleiro mais completo, se puder me indicar onde posso conseguir tal ficha, fica aqui meus agradecimentos e novamente parabéns pelo ótimo trabalho com as classes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: