Nova Tamu-ra: Arsenal Tamuriano

Ainda na primeira semana do tema atual da Iniciativa TRPG, o tema da vez é a reconstrução de Tamu-ra. Então estou aqui mais uma vez desta para apresentar algumas armas “orientais” a principio iria seguir a dica do Edu e adaptar as armas do Rei Macaco como um extra da raça vanara, mas ai pensei em dar uns up’s no número de armas apresentadas no Tormenta RPG focado mais para Tamu-ra então trouxe algumas armas do Aventuras Orientais, espero que gostem.

EDIT (por Edu, 28/10/10): Feitos alguns ajustes mecânicos no bônus de desarme do jitte e do kusari-gama, além da correção dos preços de algumas armas. Adicionando imagens das armas e armaduras preparadas pelo Renan.

Armas e Armaduras de Tamu-ra

A arma tamuriana mais conhecida é a katana a qual muitos ferreiros a consideram como uma das melhores espadas de Arton, porém existem varias outras armas e armaduras criadas pelos artesões remanescentes, como o arco longo daikyu, naginata, ninja-to, jitte, emush entre tantas outras, quase todas fabricadas com excelente maestria por seus ferreiros.

Armas Simples Preço Dano Crítico Distância Peso Tipo
Corpo-a-corpo – Leves
Tanto 302 TO 1d4 19-20 3m 0,5 kg Corte
Corpo-a-corpo – Duas Mãos
Yari 5 TO 1d8 x3 - 3 kg Perfuração
Ataque-à-Distancia
Nage-Yari 2 TO 1d6 x2 6m 1,5 kg Perfuração
Zarabatana 1 TO 1 x2 3m 1 kg Perfuração
Agulhas de Zarabatana 1 TO - - - - -
Armas Marciais Preço Dano Critico Distância Peso Tipo
Corpo-a-corpo – Leves
Tessen 12 TO 1d4 x2 - 0,5kg Esmagamento
Corpo-a-corpo – Uma Mãos
Tetsubo 15 TO 1d8 x2 - 6 kg Esmagamento
Corpo-a-corpo – Duas Mãos
Naginata 10 TO 1d10 x3 - 6 kg Corte
Tetsubo de Guerra 20 TO 1d12 x3 - 9 kg Esmagamento
Armas Exóticas Preço Dano Critico Distância Peso Tipo
Corpo-a-corpo – Leves
Jitte 1 TO 1d4 x2 - 1 kg Esmagamento
Ninja-to 10 TO 1d6 19-20 - 1,5 kg Corte
Tonfa 1 TO 1d6 x2 - 1 kg Esmagamento
Leque de Guerra 30 TO 1d6 x3 - 1,5 kg Corte
Corpo-a-corpo – Uma Mãos
Espada Tai Chi 315 TO 1d8 19-20 - 2 kg Corte
Machi-Kanshisha 20 TO 1d6 x3 - 2 kg Esmagamento
Corpo-a-corpo – Duas Mãos
Bastão Tri-Seccionado 4 TO 1d8 x3 - 3 kg Esmagamento
Guan Dao 30 TO 2d6 x3 - 9 kg Corte
Kusari-gama 20 TO 1d6/1d4 x2 - 1,5 kg Corte
No-dachi 350 TO 2d6 19-20 - 6 kg Corte
Sang kauw 95 TO 1d8/1d8 x3 - 5 kg Perfuração
Ataque-à-Distancia
Fukimi-Bari 1 TO 1 x2 3 m 0,05 kg Perfuração
Chakram 15 TO 1d6 x3 9 m 1 kg Corte

Descrição das Armas

Usar Armas Exóticas é com ele mesmo!

Agulhas de Zarabatana: Essas agulhas de ferro de 5 cm de comprimento são vendidas em pequenas caixas de madeira com 20 unidades. Uma caixa cheia é tão leve que o peso chega a ser desprezível. As pontas das agulhas são frequentemente cobertas de veneno.

Bastão Tri-Seccionado: Originalmente um implemento de fazenda para debulhar grãos, essa arma é composta de três secções de madeira de tamanhos iguais, ligadas por correntes, couro ou corda. O bastão Tri-Seccionado concede um bônus de +2 nos testes para desarmar um oponente e para evitar ser desarmado. Entretanto, a sua maior vantagem deve-se a capacidade de ser utilizada tanto como uma arma dupla (segurando a arma no meio) como arma de haste (segurando-a por uma das extremidades), atingindo oponentes a 3 metros de distancia.

Um monge com o talento Usar Arma Exótica (Bastão Tri-Seccionado) luta com seu bônus base de ataque desarmado e determinadas habilidades, como rajada de golpes.

Chakram: O chakram é um disco afiado ou laminado em suas bordas, com 30 centímetros de diâmetro, usado principalmente como arma de arremesso. Pode-se usar o chakram como arma corpo-a-corpo, mas seu usuário recebe -1 nas jogadas de ataque para evitar cortar a si mesmo, o que acontece se ele errar o golpe, recebendo metade do  dado de dano da arma (modificadores no dano não se acumulam).

Espada Tai chi: A grande competidora da katana, esta espada é considerada uma espada longa obra prima e recebe um bônus de melhoria +1 em suas jogadas de ataque. Entretanto, se o individuo possui o talento Usar Arma Exótica (Espada Tai Chi), ela também concede outras vantagens. Adicionando uma fita ou corda na ponta de sua empunhadura o lutador perito com a mesma ganha um bônus de +4 em suas jogadas de fintar.

Fukimi-Bari: Também conhecida como dardos bucais, esses dardos estreitos de metal, muito similares a agulhas, são escondidos entre os lábios e então disparados sobre a vitima. Seu alcance efetivo é extremamente curto e seu dano também é limitado, mas eles são muito uteis para surpreender seus adversários. É possível disparar até 3 dardos bucais por ataque (todos contra o mesmo alvo).

O modificador de Força não afeta o dano causado pelos dardos. Eles são pequenos demais para transferir a força de qualquer atacante ao dano infligido com aramas de arremesso. O custo e o peso indicados se referem a um único dardo.

Guan Dao: Também conhecida como Bisento, é uma arma de haste maior que a Naginata. Além do talento Usar Arma Exótica, também exigeForça 15 ou mais para ser manuseada.

Jitte: é um bastão curto com uma pequena ponta saindo do cabo. O jitte foi feito para desarmar samurais. O portador de um Jitte ganha +4 de bônus para desarmar oponentes com ela. Pode ser usada por um monge com seu bônus de ataque desarmado e determinadas habilidades, como rajada de golpes.

Kusari-gama: Uma kusari-gama é uma é uma corrente comprida com uma kama (Foice) na ponta. Ela é usada como uma arma dupla ou uma arma de haste. Você é capaz de lutar como se estivesse empunhando duas armas (com os devidos talentos). Nesse caso, é possível atacar somente um oponente adjacente.

Usando a kusari-gama como uma arma de haste, você poderá atacar um oponente a 3 metros de distancia. Além disso, diferente de outras armas de haste, é possível usá-la contra um inimigo adjacente. Nesse caso, somente uma ponta da kusari-gama será eficiente; você não poderá usá-la como uma arma dupla. Escolha a ponta da kusari-gama usada. A kama (Foice) inflige 1d6 pontos de dano por corte; a corrente inflige 1d4 pontos de dano por esmagamento.

Quando estiver usando a kusari-gama, você recebe um bônus de +4 nos testes para desarmar e derrubar um oponente e para evitar ser desarmado. O talento Acuidade com Arma pode ser atribuído a kusari-gama.

Leque de Guerra: O que parece ser apenas um leque utilizado por nobres, gueixas e outros membros da alta sociedade na verdade mostra-se uma arma bastante sutil. Na verdade, o “esqueleto” do leque é feito de aço e as pontas são afiadas. Quando o leque é “desembainhado” em um combate armado, o portador de realizar um teste de Enganação, resistindo pelo teste de Intuição do oponente. Se o atacante vencer, ele adiciona +4 de bônus na jogada de ataque no seu primeiro ataque da rodada. Essa arma não deve ser confundida com o tessen, um “leque” de metal que serve como escudo.

Machi-Kanshisha: É uma espécie de cachimbo, quase sempre feito de aço. Pode ser usado da mesma forma de Bo (Bordão). É usado também para ofuscar seu adversário jogando cinzas na cara dele. Para isso necessita do Talento Usar Arma Exótica (Machi-Kanshisha). Um personagem ofuscado recebe -1 nas jogadas de ataque (Tormentão, pg.229).

Nage-Yari: A nage-yari é um lança curta de ataque à distancia, semelhante a azagaia (Tormentão, pg.132). Pode ser usada em combate corpo-a-corpo, mas é bastante curta para tal.

Naginata: Uma naginata é uma arma de haste semelhante a alabarda (Tormentão, pg.132). É possível golpear adversários a 3 metros de distancia, mas não se pode usá-la contra inimigos adjacentes.

Ninja-to: A ninja-to – uma espadacurta e reta, similar a wakizashi – é a espada padrão do ninja. Sintonizada com os métodos ninja, a bainha da ninja-to é uma ferramenta múltipla. É aberta nas duas pontas, permitindo o uso como uma zarabatana para venenos ou um tubo de respiração.

No-dachi: Uma versão longa da katana, a no-dachi é uma espada de duas mãos. Assim como a Katana a no-daichi é uma obra de arte única, com entalhes no cabo e lâmina. Devido a esse extremo acabamento, uma no-daichi é sempre considerada uma arma obra-prima, oferecendo +1 nas jogadas de ataque.O talento Acuidade com Arma se aplica à No-dachi.

Sang kauw: A sang kauw é uma arma dupla (você pode usá-la com os talentos Combater com Duas Armas e Bloqueio Ambidestro).

A lâmina do meio de uma sang kauw fornece +1 de bônus de escudo na Classe de Armadura se você atacar somente com uma ponta da sang kauw.

Tanto: São equivalentes a uma adaga Obra-Prima, muitos Daisho a tem como complemento. O samurai a utiliza quando não pretende desembainhar sua katana por um motivo fútil.

Tessen: Um leque de aço que serve de escudo-leve, você pode usar o tessen como uma arma, mas perde seu bônus na CA até o próximo turno.

Tetsubo: É uma maça, com pregos ou espinhos nas laterais, utilizada normalmente por samurais que visam à força bruta para quebrar a armadura de seus oponentes.

Tetsubo de Guerra: É similar ao tesubo, porem maior e mais pesado, podendo utilizar apenas com as duas mãos. O tetsubo de guerra é muito utilizado entre os onis.

Tonfa: É uma ferramenta curta de madeira. Pode ser usada por um monge com seu bônus de ataque desarmado e determinadas habilidades, como rajada de golpes. O preço na tabela é para apenas uma tonfa, porem as mesmas costumam ser vendidas em pares.

Yari: Possui um longo cabo, com uma lamina curva no fim, assemelhando-se a uma lança longa.

Zarabatana: A zarabatana é um tubo longo de bambu utilizado para disparar agulhas, muitas vezes envenenadas. Por este motivo é a arma mais comum utilizada por ninjas. Detalhes em regras sobre veneno são encontrados no Capitulo 10, pag.228 do Tormenta RPG.

Armaduras e Escudos Preço Bônus na CA Bônus Máximo de Destreza Penalidade de Armadura Peso
Armaduras Leves
Shinobi 10 TO +1 +8 0 3,5 kg
Ashigaru 25 TO +3 +5 -1 10 kg
Armaduras Médias
Yoroi, parcial 150 TO +4 +4 -3 15 kg
Lamelar 150 TO +5 +3 -4 17,5 kg
Armaduras Pesadas
O-Yoroi 1.000 TO +7 +2 -5 22 kg
Escudos
Tessen 12 TO +1 - -1 0,5 kg

Descrição das Armaduras

Yoroi Parcial

Shinobi: A vestimenta shinobi é feita de seda que recobre dos tornozelos à cabeça (incluindo capuz e luvas) é reforçada por camadas múltiplas em pontos vitais sem atrapalhar a mobilidade. A cor da vestimenta varia conforme a área da missão, clima e luminosidade. Em situações de exposição publica, o ninja costuma usar trajes comuns por cima.

Ashigaru: A armadura ashigaru é leve e barata, usada por fazendeiros recrutados para o exército do daimyo. Consiste em uma placa peitoral leve, protetores de coxa feitos de placas de metal batido, caneleiras e um capacete leve que parece um chapéu redondo de palha.

Yoroi, parcial: Armadura preferida por muitos samurais que optam por proteção sem sacrificar sua mobilidade, consiste de um peitoral de aço protegendo o tórax, estômagos e costas, coberturas para as coxas e caneleiras.

Lamelar: Compostas de pequenas placas de metal sobrepostas e costuradas em couro ou tecido se estendem dos joelhos até a cabeça (frequentemente coroando com um elmo pontudo).

O-Yoroi: Usada pelos samurais de Tamu-ra, esta armadura é formada por pequenas placas metálicas unidas por nós de couro colorido e envernizados como proteção da umidade. A peça completa consiste de um corselete cobrindo  o estômago, tórax, ombros e costas, grandes ombreiras retangulares, um avental de placas grandes para cobrir as coxas e os joelhos, um elmo com a mascara metálica (kabuto) e caneleiras feitas de tiras de metal. Usar o O-Yoroi é uma insígnia de honra para samurais e eles não consideram adequado que qualquer pessoa (exceto samurais) a utilize.

Tessen: Um leque feito de ferro, utilizado por muitos samurais para bloquear. Um tessen funciona de forma similar a um escudo leve, mas não é possível carregar uma arma na mesma mão que o tessen.

Itens Mágicos.

Nyoibou

Nyoiboi foi dado de presente por Lin-Wu junto com a Kintoun para o antigo Rei Vanara, atualmente o Rei Vanara vive em Sora o plano divino de Lin-Wu, porém não sabe se ele continua com tais artefatos.

O Nyoiboi a primeira vista aparenta ser um simples Bordão, porem ele tem a capacidade de se esticar.

Arma. Bordão Axiomática +6.

Membros Elásticos: Com apenas uma palavra ”Bastão Magico Cresça” você pode aumentar e diminuir seu Alcance como quiser como uma ação livre.

Kintoun


Outro presente dado ao Rei Vanara por Lin-Wu. Kintoun é uma Nuvem voadora (em termos de regra é como se estivesse sobre o efeito de vôo prolongado). É uma nuvem dourada que qualquer pessoa de coração puro (tendência Bondosa) pode subir e voar para onde desejar. Ela atende quando é chamada.

Senzu

Senzu ou semente dos deuses é uma semente semelhante a um feijão. Possui a capacidade de curar ferimentos e recuperar a energia de quem a come (Efeitos da Magia Cura Completa). Um grão de senzu equivale a 10 dias de alimento.

A imagem de abertura é personagem Monkey D. Luffy da série One Piece criado por Eichiro Oda, a sengunda imagem é o personagem Manji da série Blade of The Immortal criado por Hiroaki Samura a terceira imagem é uma FanArt de Tokagerou da série Shaman King, FanArt de autoria de Scorn Maniac. Imagens refentes aos intens Nyoiboi e Kintoun são de autoria de Akira Toryama.

As imagens das armas e armaduras pertencem a Wizards of the Coast.

About these ads

Sobre Renan "Slay" Cação
Monge descendente de Dragões Tamurianos e Youkais, jogador de RPG a quase 10 anos, fã de Tormenta, mestre Pokémon, Nerd assumido, sonha em ser o Rei dos Piratas nas horas vagas.

17 Responses to Nova Tamu-ra: Arsenal Tamuriano

  1. Shamassu diz:

    Finalmente fizeram o artigo mais claro quando se trata de reinos orientais: as armas e armaduras exóticas! auhehauehuahe

    A adaptação ficou bem limpa, gostei, só achei que faltou aumentar a descrição do chakram para adicionar que ele pode ser usado como arma corpo-a-corpo, recebendo -1 nas jogadas de ataque e tendo que realizar um teste de Reflexos CD 15 a cada ataque para evitar se cortar (metade do dano, não aplica modificador de força), e que não é preciso fazer o teste se usando armadura pesada ou uma manopla. (Pathfinder SRD: http://www.d20pfsrd.com/equipment—final/weapons/weapon-descriptions/chakram-common )

    Ah, e a imagem do Tokagerou tá MUITO irada.

    • Renan "Slay" Cação diz:

      Valeu Shamassu.

      Nem tava ligado deste esquema do Chakram corpo-a-corpo, é que a minha unica fonte de informação dele foi o Aventuras Orientais, vou ler a SRD e dou um UP, valeu pelo toque o/

      Tokagerou ta ownado demais nesta imagem mesmo xD

  2. Trabalho legal Slay! Grande variedade.

    Bastão Tri-Seccionado: Ótimo pra quem quer fazer um monge a la “36a Câmara de Shaolim” XD

    Nyoibou, Kintoun, Semente do Deuses: “Vamos desnvendaaaaaaaaaar….. as Esferas dos Dragãoooooooooooo”

  3. Masamune diz:

    Ah, eu ia fazer algo parecido!!!

    Se bem que ou pretendia me dedicar aos itens mágicos e artefatos do reino. Talvez ainda de pra fazer algo.

    Enfim, ficou tri. Só nao curtí a parte de Dragon Ball (mas é que eu nao gosto de Dragon Ball mesmo).

  4. Renan "Slay" Cação diz:

    Valeu pessoal!

    Edu Obrigado pelo Edit concertando alguns pontos, valeu o/

    Shamassu o Edu arrumou o Chackran, obrigado por apontar o erro.
    Masamune crie seu material também cara, quanto mais variedade melhor! E a parte Dragon Ball da vida era pra ser um extra da raça Vanara, mas tenho que melhorar os itens ficaram meio sem sal :/

    Di Benneto e Fernando, obrigado pelos elogio o/

    Bem obrigado a todos /o/

  5. Edu Guimarães diz:

    Explicando as edições:

    Eu elevei todos os bônus de desarme para +4, dá maior utilidade a estas armas (que não costumam ser muito fortes), e é condizente com o TRPG, que subiu o bônus de desarme de outras armas do D&D 3.5 de +2 para +4. O kusari-gama também ganhou +4 em derrubar, como a corrente de cravos. O fato de ser arma exótica de baixo dano mais que justifica.

    Elevei o bônus de fintar da espada tai chi para +4 também. É uma arma exótica que causa 1d8, então precisa ter um diferencial atrativo para escolhê-la no lugar da katana (exótica que causa 1d10 e pode ser usada com 1 mão).

    Eu segui a sugestão do Shamassu para usar o chakram no corpo-a-corpo, mas modifiquei a regra pra ficar mais simples (fazer um teste de Reflexos a cada ataque seria um saco).

    Os itens mágicos ficaram esquisitos mesmo e eu tenho q dar uma revisada no No-Daichi quando chegar em casa. No mais o artigo está excelente, Renan é craque.

  6. Masamune diz:

    Aproveitando a oportunidade, você podia incluir também o Bisento. É uma naguinata maior e mais pesada, geralmente era usada para enfrentar cavaleiros. eu coloquei ela nas notas do meu artigo sobre o samurai variante porque um jogador meu pediu pra usar.

    Exótica, duas maos, grande, corte, 2d6, x3, 9Kg, arma de haste. Exige força 15 para ser usada apropriadamente.

    • Renan "Slay" Cação diz:

      Masamune adicionada a Bisento na Lista, coloquei o nome “oriental” dela Guan dao. valeu pela dica o/

  7. Hodrigo diz:

    Sobre as tonfas, você podia acrescentar a descrição de que elas costumam ser normalmente usadas em pares. Algumas adaptações do D20 dizem que quando utilizadas em par, elas concedem +1 na CA.

    Só uma pequena correção:
    “Com apenas uma palavra ”Bastão Magico Cresça” você pode aumentar e diminuir seu Alcance como quiser como uma ação livre.”

    Uma palavra?

    • Renan "Slay" Cação diz:

      Opa então Hodrigo você saberia indicar o livro que fala sobre as tonfas? É que os que usei como fonte não comenta :/

      E sobre os Itens Magicos eu tenho que dar uma revisada (e muito bem revisada) neles, como falei no meu antigo comentario ficaram meio sem sal

      Até mais Hodrigo o/

    • Edu Guimarães diz:

      Quanto as tonfas, pode-se adicionar na descrição que elas costumam a serem usadas em pares, mas quanto a parte mecânica de CA +1, existe o talento Bloqueio Ambidestro (Tormentão, pg.97).

  8. Gruingas diz:

    Uaaa, muito bom!!

    Mas pra mim o Tetsubo sempre se chamará Battle chuchu (sim, do vegetal chuchu mesmo).

    E sobre as tonfas… acho que faz sentido elas poderem ser usadas para defesa, é só ver qualquer video de luta com tonfa.

    Minha sugestão seria que ela pode ser usada como arma ou escudo, concedendo +1 na CA. Para atacar e usar a defesa na mesma rodada seria necessário o talento ataque com escudo aprimorado (ou se preferir “defesa com tonfa aprimorada”, o efeito é o mesmo). Aí vai de cada mestre adotar ou não.

  9. oi eu sou o goku
    nuvem voadora precisamos salvar a titi
    kamehameha….
    morra vegeta

  10. Marcos diz:

    tiraram de dragon ball z

  11. Marcos diz:

    hjgjfg

  12. Em 2007, escrevi um artigo sobre as armas exóticas do mangá Blade, a quem se interessar foi publicado na revista online Beholder Cego.
    Segue o link:
    http://issuu.com/pablourpia/docs/bc_09_v2

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: